Terrenos baldios favorecem ação de bandidos em THE

Portal da Esperança é alvo de assaltos.

Avalie a matéria:
MEDO | Moradores não se sentem seguros quando escurece no Portal da Esperança. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores do Portal da Esperança, localizado na zona Norte de Teresina, estão amedrontados com a onda de assaltos que, segundo eles, acontecem não só à luz do dia, mas, principalmente, à noite. Eles dizem ainda que muitos dos assaltos ocorrem por conta de inúmeros terrenos baldios, cheios de mato, o que favorece a ação dos desocupados, e pelo difícil acesso das viaturas de polícias às ruas do local, por conta da falta de calçamento.

?Aqui, são comuns os arrombamentos às residências e assaltos aos moradores, no meio das ruas. Quando as pessoas retornam do centro da cidade ou de outro local, tanto faz ser durante o dia ou à noite, elas têm que ligar para suas casas e pedir que alguém vá buscá-las na parada de ônibus, que fica no Nova Theresina ou no Pedra Mole. Porque se alguém descer do ônibus e for sozinho para casa, com certeza será assaltado. Os ladrões se escondem nos matos e ficam de tocaia para assaltar os transeuntes?, comenta a presidente da Associação de Mães do Portal da Esperança, Berciana Maria de Sousa.

O morador do lugar, Ribamar Costa, entende que a falta de políticas públicas emperra o desenvolvimento de uma comunidade. Na opinião do morador, a população também tem sua parcela de culpa, por não cobrar, de maneira adequada, os seus direitos enquanto cidadãos. ?Faltam políticas públicas e um melhor gerenciamento em relação a aplicação de recursos, de acordo com a necessidade de cada comunidade. Nosso papel é cobrar do poder público os nossos direitos. Aqui, no Portal da Esperança, temos muitos problemas, mas o maior deles é a falta de segurança?, enfatiza.

Ele diz ainda que a falta de segurança está atrelada a outros fatores, como a falta de ruas pavimentadas, para melhor trafegabilidade de veículos e pessoas a pé, a limpeza das ruas, no caso o roço do mato nas laterais das ruas e em terrenos baldios, entre outros. ?Se um local não tem ruas calçadas ou asfaltadas, fica difícil trafegar o carro de coleta de lixo, o carro da polícia, uma ambulância quando a população precisa, entre outras necessidades?, reforça Ribamar Costa, acrescentando que em casos como esse, fica difícil também para um atendimento de urgência, no caso de atendimento a uma pessoa doente às residências ou mesmo da polícia, no caso de assaltos ou arrombamentos.

Somente uma rua recebeu calçamento até agora

O local, de acordo com Berciana, tem dez anos de existência e apenas uma rua calçada, através do Orçamento Popular de 2010, obra executada no ano passado. As ruas, diz ela, estão precisando com urgência de serem roçadas e consequentemente calçadas. ?Há três anos as ruas do Portal da Esperança não são roçadas.

O mato está cobrindo as margens das ruas e em alguns locais os terrenos baldios servem de esconderijo para os marginais. Já fizemos quatro solicitações em relação à limpeza das ruas junto a Superintendência de Desenvolvimento Norte (SDU/Norte) e não fomos atendidos. Fora o calçamento, que também temos cobrado?, lamenta.

Outra moradora, a dona de casa Maria da Guia Soares, comenta sobre o lixo acumulado nas ruas, por falta da coleta. Ela acredita que o carro de coleta de lixo não passa nas ruas do Portal da Esperança devido à precariedade das ruas.

?O lixo é outra das nossas preocupações. Temos que levar o lixo para a única rua que tem um pedaço de calçamento, mas muitas pessoas não fazem isso, ou seja, elas acabam jogando o lixo em terrenos baldios, próximo às casas, o que termina prejudicando a saúde de todos os moradores?, observa. Os entrevistados entendem que falta também a educação das pessoas em não jogar lixo nas ruas, mesmo não tendo a coleta, ou seja, que eles deveriam deixar o lixo na rua por onde passa o carro da coleta.

População tem dificuldades com transporte público na região

Os usuários de transporte coletivo do Portal da Esperança precisam pegar o ônibus para se deslocarem para outros locais da cidade nas paradas de ônibus dos bairros Pedra Mole e Nova Theresina, o que dificulta a vida da população. Segundo eles, o local dispõe de serviços de vans, mas este encerra às 20 horas e quem está nas ruas fica sem ter como voltar para casa ou se ?obriga? a pagar um mototáxi.

?Como a população já sabe que depois das vinte horas não tem mais transporte coletivo, a não ser os que trabalham no Pedra Mole e Nova Theresina, e pelo fato de as paradas de ônibus serem muito longe do Portal da Esperança, ninguém sai de casa depois das sete horas da noite, a não ser quem precisa mesmo, como é o caso de alguns alunos ou trabalhadores. Ou seja, nós vivemos o ?toque de recolher? no dia a dia?, reitera.

O Portal da Esperança tem dez anos de existência, cerca de cinco mil e quinhentos moradores e um total de dezesseis ruas.

SDU garante limpeza da área do bairro

O superintendente de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU/Centro-Norte), Ribamar Bastos, informou que os serviços de roço e capina do Portal da Esperança serão realizados daqui a uma semana, ou no máximo dez dias. Em relação ao calçamento, ele disse que não tem ainda uma previsão para a pavimentação das ruas do local.

Segundo ele, a única previsão de a pavimentação das ruas ser feita é através do Orçamento Popular deste ano, para ser realizado no próximo ano.

?O lançamento do Orçamento Popular deste ano será realizado na próxima quarta- feira, às dez horas, na sede do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas) e contará com a participação de delegados de comunidades da zona Norte?, diz Ribamar Bastos, acrescentando que a zona Norte possui 52 bairros e vilas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES