Testemunhas da defesa e acusação depõem no segundo dia de júri de Bola

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar, esquartejar e ocultar o corpo da modelo Eliza Samudio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo dia do julgamento do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ser o executor de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, já condenado pelo crime a 22 anos de prisão, terá os depoimentos de cinco testemunhas de acusação.

Os depoimentos das testemunhas de defesa acontecerão na sequência, mas estima-se que não sejam feitos nesta terça. A sessão de hoje está prevista para começar às 9h no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte).

O primeiro a depor será o detento Jaílson Alves de Oliveira, que foi colega de cela de Bola na penitenciária Nelson Hungria. Ele afirma ter ouvido do acusado um suposto plano para matar pessoas ligadas à investigação da morte de Eliza Samudio.

O corpo de jurados, formado ontem, é composto por quatro homens e três mulheres.

O primeiro dia foi marcado pela tentativa da defesa do réu em adiar o julgamento, mas a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues não acatou o pedido.

O argumento usado foi existir um recurso ainda em julgamento em instância superior e a ausência de uma testemunha, um jornalista que foi absolvido da acusação de ter matado a mulher, depois de ter sido indiciado pelo então delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações de Minas Gerais.

O policial chefiou as investigações sobre o sumiço de Eliza Samudio. Quaresma se mostrou também contrário ao não comparecimento da delegada Alessandra Wilke. Ela seria ouvida como informante. Segundo a juíza Marixa Rodrigues, a explicação dada pela chefia da policial foi de que ela estava a trabalho em uma cidade do interior de Minas Gerais.

A magistrada aceitou apenas o pedido da defesa em relação ao jornalista e determinou a condução coercitiva dele ao fórum. A testemunha chegou ao local no início da tarde de ontem. No entanto, os demais pleitos foram negados pela magistrada.

Durante a fase intitulada de preliminares, na qual a defesa faz pedidos à juíza, o advogado do ex-policial ainda tentou a retirada da certidão de óbito de Eliza Samudio do processo.

O documento foi emitido por ordem da Justiça mineira em janeiro deste ano. A juíza não acatou o pedido afirmando que a expedição da certidão de óbito havia sido determinada depois do julgamento de Luiz Henrique Ferreira Romão, em novembro do ano passado, em que ele foi condenado a 15 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio.

Segundo a magistrada, à época, os jurados reconheceram a morte da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.

Conforme Quaresma, como "não cabem recursos ao documento" isso seria prejudicial ao seu cliente. O advogado entende que a apresentação da certidão iria influenciar na decisão dos jurados sobre o caso. Essa foi a principal reivindicação da explanação feita pelo por ele durante os quarenta e cinco minutos de sua fala.

Na certidão de óbito de Eliza Samudio ainda está relatado que ela "foi morta por esganadura". "Emprego de violência aplicada na forma de asfixia mecânica [esganadura]".

A expedição do documento foi determinada por Marixa Rodrigues, que presidiu os julgamentos de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e do goleiro Bruno Fernandes, condenados e cumprindo pena na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, pela morte da ex-modelo.

O advogado José Arteiro, assistente da acusação, afirmou, por sua vez, que o documento será utilizado como peça de acusação. "Bola não se contentava só em matar. Ele também torturava. É um cara muito ruim e mata rindo. Ele está sendo acusado pelo crime com dois qualificadores, motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima. É óbvio que a certidão de óbito será utilizada", disse Arteiro.

Já o promotor Henry Castro rebateu os questionamentos de Quaresma durante os 45 minutos dados ao Ministério Público.

"Não merece acolhida [pedido da defesa de Bola], pois a emissão de tal documento decorreu da coisa julgada. Em torno da condenação proferida ao réu Luiz Henrique Ferreira Romão [em novembro do ano passado]. Naquela oportunidade, o conselho de sentença reconheceu, e contra isso não se insurgiu a defesa daquele réu, até porque confesso ele [foi], que Eliza Silva Samudio foi assassinada por no endereço da rua Araruama, 173 ? Vespasiano", afirmou.

Defesa tenta desqualificar inquérito

A delegada Ana Maria Santos, que era chefe da delegacia de homicídios de Contagem (MG), onde o inquérito sobre o sumiço de Eliza foi instaurado inicialmente, em 2010, deu depoimento como informante na tarde de ontem.

Ela foi questionada pelo advogado Ércio Quaresma sobre a razão de o ex-policial José Lauriano de Assis Filho, o Zezé, não ter sido indiciado pela Polícia Civil, apesar de haver "cinquenta ligações" entre ele e os demais réus no dia indicado como sendo o da morte de Eliza Samudio (10 de junho de 2010).

A delegada afirmou que à época não havia elementos para indiciá-lo e não recordava se a quebra do sigilo telefônico, que apontou as ligações, já estava incluído no inquérito policial feito à época.

Atualmente, uma investigação sigilosa da Polícia Civil mineira, feita a pedido do Ministério Público, é realizada sobre a suposta participação do ex-policial e de mais um ex-integrante da polícia mineira na morte de Eliza.

Supostas falhas no inquérito sobre a morte de Eliza serão exploradas pela defesa, que tentará desacreditar, perante os jurados, a investigação e a consequente conclusão apresentada ao Ministério Público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES