THE:Atividades educativas de combate ao Aedes aegypti são aplicadas

Haverá mais uma ação, que será na terça-feira (19).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A luta contra o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, deve ser um esforço constante. Por isso, o Núcleo de Educação em Saúde, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) está organizando uma série de atividades com a população.

Na próxima sexta-feira (15) haverá uma grande atividade no canteiro do cruzamento entre as Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. Os profissionais montarão um estande no local e distribuirão material educativo entre transeuntes, motoristas que circulam pelo local. “A ideia é fazer um ‘corpo a corpo’, falar com eles sobre mudança de atitude e eliminação das condições que favorecem a reprodução do vetor, sobre as doenças e medidas preventivas”, conta Júlia Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

Já na segunda-feira (18), as equipes estarão na praça da Igreja do bairro São João, em parceria com as equipes Estratégia Saúde da Família que atuam no local. Haverá a presença do estande e de um Espaço Criança, para que os pequenos possam aprender de forma lúdica como evitar o acúmulo de lixo em suas casas.

 “Nós vemos as crianças como importantes disseminadoras de informação. Elas aprendem tudo rapidamente e ensinam sua família, amigos e vizinhos”, explica Júlia Rocha. É pensando nisso que o NESC também está visitando todas as escolas públicas municipais e estaduais para entregar kits com CDs, cartazes e fôlderes sobre o tema.

Ainda no esforço de sensibilizar a população, haverá mais uma ação, que será na terça-feira (19) no Shopping da Cidade. As pessoas que circulam no local poderão ter acesso a uma série de informações, receber material educativo e também tirar dúvidas e receber dicas sobre dengue, zika e chikungunya.

Com estas atividades, a FMS pretende mostrar a todos a importância da prevenção. “Toda a população deve tomar providências no sentido de eliminar os criadouros”, afirma Júlia Rocha. “A gente não pode perder esta luta, ainda mais agora que estamos em um momento atípico. O Aedes aegypti agora pode transmitir doenças que trazem problemas sérios com sequelas para a vida toda, por isso atenção especial às faxinas domésticas, especialmente nos quintais e áreas abertas. Não podemos deixar nenhuma área descoberta em nossa limpeza diária”, finaliza a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES