Traficante é condenado a 225 anos de prisão por derrubar helicóptero da PM

De acordo com o 3º Tribunal do Júri, ele é responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos, resultando na derrubada do helicóptero da PM e na mortes de 3 agentes em 2009.

Ele é responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O traficante Fabiano Atanásio da Silva, popularmente conhecido como FB, foi condenado nesta quarta-feira (21) a 225 anos de prisão. De acordo com o 3º Tribunal do Júri, ele é responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, resultando na derrubada do helicóptero da Polícia Militar e na mortes de 3 agentes da PM em 2009, na zona Norte do Rio de Janeiro.

Quase 14 anos depois, o julgamento de Fabiano durou quase 22 horas. Às 6h, com 20 horas de sessão, a defesa do acusado encerrou sua manifestação, e a juíza Tula Mello mandou o Conselho de Sentença se reunir. A sentença foi lida às 7h30. FB participou do julgamento por videoconferência, de dentro do presídio federal de Catanduvas (PR). 

Conforme a decisão da Justiça, Fabiano está condenado por 3 homicídios, 6 tentativas de homicídio (3 sobreviventes do helicóptero e 3 agentes em terra) e associação para o tráfico.

“Foi uma ação nefasta que se assemelha a um ato terrorista. O abate, simbolicamente, representa o poderio bélico da facção criminosa. E atinge diretamente a população em geral. As imagens, por si só, causam danos inigualáveis”, disse a juíza Tula Mello na sentença.

 Ele é responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos | Foto: Reprodução

“A cena da vítima saindo da aeronave como uma bola de fogo causa um impacto sem precedentes”, escreveu a magistrada, em relação a um vídeo inédito exibido na sessão.

No dia 17 de outubro, a Polícia Militar entrou na favela de Vila Isabel para intervir na guerra que havia começado, quando traficantes do Comando Vermelho atacaram a área, controlada pela facção Amigos dos Amigos (ADA).

O advogado de FB, Cláudio Dalledone, disse que vai recorrer da decisão. “Trata-se de um processo defeituoso. É tudo baseado em ‘ouvir dizer’. Manifestações contrárias ao que está nos autos.” 

OUTROS ENVOLVIDOS JULGADOS

Em setembro de 2022, outros dois traficantes identificados como Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, e Leandro Domingos Berçot, o Lacoste, foram condenados pelo mesmo crime, a saber: três homicídios qualificados e seis tentativas de homicídio, eles tiveram suas sentenças estipuladas em 193 anos, um mês e dez dias.

Em 2019, outro réu do mesmo processo, Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, foi condenado a 225 anos. Um quinto acusado, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes de seu julgamento.

“Esperamos que essa sentença alivie um pouco a dor das pessoas que tanto sofreram com esse crime. Foi um ato contra a sociedade do Rio de Janeiro (...) A acusação não é de ser apenas o mandante. Ele fez a organização do ataque, e previa a morte de quem estivesse no caminho deles, traficante rival ou policial. Naquele momento do abate da aeronave não havia confronto entre as quadrilhas. Eles escolheram matar os policiais”, disse a juíza, que para ela, a pena de 225 anos a FB foi uma resposta à sociedade.

Julgamento do traficante Fabiano Anatásio entra no segundo dia | Foto: TV GloboDurante o julgamento foi dado oportunidades para o responsável das investigações, que indagou passados 14 anos e jamais foi descoberto quem efetivamente fez os disparos que derrubaram a aeronave.

“Não afirmei que eu lembro que ele participou. Estou me baseando no relatório que fiz à época. Faz 14 anos. Não me recordo de detalhes. Mas foram informações de inteligência e através de depoimentos de PMs”, disse o delegado.

FB DIZ QUE SOFREU TENTATIVAS DE EXTORSÃO

Fabiano Atanásio da Silva estava preso em uma unidade federal desde 2012. Durante o julgamento de FB, que ocorreu por volta de 23h, exaltado, ele começou a atacar a polícia do Rio de Janeiro. FB citou nomes de policiais e classificou a polícia como “raça da pior espécie”.

“Eu fazia parte do tráfico da Vila Cruzeiro, mas nunca fui líder de nada. Isso tudo veio de polícia mau-caráter, corrupto. Nunca dei dinheiro para não botarem processo em cima de mim. Hoje eu só respondo a tantos crimes porque nunca dei dinheiro para eles. Nunca dei arrego”, disparou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES