Tráfico usa WhatsApp para dá aviso a moradores do Rio de Janeiro

Estratégia de usar aplicativo de celular para espalhar medo vem sendo empregada em ao menos 12 bairros

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando recebeu a mensagem de áudio em seu smartphone na noite do último dia 20, X., de 41 anos, logo pensou se tratar de um trote. Na gravação de 49 segundos, com o som de tiros ao fundo, uma voz ameaçadora anunciava, por meio do aplicativo WhatsApp, um toque de recolher devido à morte de integrantes da facção criminosa numa disputa que traficantes travam pelo controle de comunidades nos bairros Paraíso e Porto Velho, em São Gonçalo.

X. mora no Paraíso há mais de 20 anos, longe dos territórios em disputa. O profissional liberal trabalha no Rio e não tem ideia de como seu número de telefone foi parar nas mãos dos bandidos.

— O mais assustador foi descobrir que não fui o único a receber a mensagem. No dia seguinte, fiquei sabendo que o mesmo havia acontecido com vários vizinhos. E pior: por três dias consecutivos, escolas, comércio e postos de saúde não abriram as portas, confirmando as ameaças dos bandidos — disse.

Clique e curta a página do Portal Meio Norte no facebook.

A estratégia de usar o WhatsApp para espalhar o medo entre moradores vem sendo empregada em ao menos 12 bairros. É o que estima a presidente do Conselho Comunitário de Segurança do município, Thereza de Paula e Silva, de 54 anos. Segundo ela, há relatos sobre o recebimento das gravações ameaçadoras por pessoas que vivem nos bairros Lindo Parque, Barro Vermelho, Santa Catarina, Porto Novo, Patronato, Jardim Catarina, Salgueiro, Itaúna, Luiz Caçador e Itaoca, onde moram pelo menos 300 mil pessoas.

— E não é apenas dentro das favelas. Conheço muita gente que mora até no Centro do município e recebeu a mensagem. Em várias localidades, o morador que chega de carro à noite é obrigado a circular com faróis baixos, pisca-alerta e luz interna do veículo ligados, por ordem dos traficantes — assegura.

 

ACOMPANHE O ÁUDIO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES