Tragédia: Homem morre após cair em golpe de falso sequestro

O delegado Fernando Fernandes mencionou que os criminosos envolvidos podem responder por extorsão, estelionato e até mesmo homicídio culposo ou doloso, com dolo eventual.

Comerciante Genilson Oliveira, de 49 anos. | arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma família na cidade de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, viveu momentos de pânico e perdeu um ente querido devido a um cruel golpe de falso sequestro. Na madrugada da última terça-feira (6), a família recebeu uma ligação informando que a irmã do comerciante Genilson Oliveira, de 49 anos, havia sido sequestrada. No entanto, essa chamada era uma tentativa de extorsão que teve um desfecho trágico.

O pai de Genilson, Geraldo Oliveira, de 72 anos, foi quem atendeu a ligação. Após desligar o telefone, ele conseguiu entrar em contato com a irmã de Genilson e confirmar que se tratava de um golpe. No entanto, o susto foi tão grande que o comerciante passou mal e desmaiou.  "Ele [o golpista] falou que levaria a vida da minha filha, mas levou a do filho, que para nós era tudo. Ele era um bom pai, um bom filho. Abalou muito a nossa família. Nós estamos em pedaços", afirmou Geraldo, Pai da vítima.

Genilson foi prontamente socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas infelizmente não resistiu. Segundo relatos do pai, ele estava a caminho do filtro de água para beber, quando desmaiou. Genilson tinha pré-diabetes e hipertensão, condições que podem ter contribuído para sua deterioração após o susto do falso sequestro. O caso foi registrado na 26ª Delegacia de Polícia em Samambaia Norte e está sendo investigado pela Polícia Civil.

O delegado Fernando Fernandes mencionou que os criminosos envolvidos podem responder por extorsão, estelionato e até mesmo homicídio culposo ou doloso, com dolo eventual. A linha telefônica utilizada para realizar o golpe já foi identificada, e as investigações estão em andamento desde as primeiras horas após o crime. A Polícia Civil solicita a colaboração da população para fornecer informações sobre o caso por meio do telefone 197, com a opção de denúncias anônimas.

Leia Mais

Esse tipo de golpe, muitas vezes é originado de dentro de presídios, é aplicado por criminosos que não têm vínculo prévio com as vítimas. A orientação da Polícia Civil é que, ao receber esse tipo de ligação, a pessoa entre em contato com a suposta vítima e jamais forneça informações pessoais. Situações de extremo estresse podem liberar hormônios no organismo que podem levar à morte. No caso de indivíduos com histórico de saúde semelhante ao de Genilson, que sofrem de pré-diabetes e hipertensão, o risco é ainda maior.

A liberação de hormônios do estresse pode causar espasmos nas artérias do coração, levando a uma falta de suprimento sanguíneo e, consequentemente, à morte celular. É crucial que o tratamento seja realizado o mais rápido possível nessas situações. Quanto mais cedo a pessoa receber socorro, maiores são as chances de sobrevivência. A tragédia vivida pela família de Genilson serve como um alerta para a sociedade sobre a importância de se manter vigilante em relação a golpes telefônicos e de adotar medidas de segurança para evitar cair em armadilhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES