Uso de drogas gera infratores dentro das escolas de Teresina

Os professores e diretores temem retaliação dos traficantes e dos próprios alunos das escolas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Eu comecei com bebida. Eu mentia dizendo que ia para a escola e me encontrava com os amigos em um barzinho próximo. Lá a gente bebia e fumava. Mas aí depois não era suficiente, eu precisava de uma coisa mais forte. Dentro da própria escola eu passei para a maconha e quando eu vi eu já estava viciado em crack. Para manter o vício eu roubei, assaltei e me tornei traficante?.

A declaração acima é de um ex-traficante da zona Norte. Dependente químico, ele hoje luta contra o vício para recuperar aquilo que ele deixou perdido lá na escola, onde ele encontrou a porta de entrada para a experimentação.

A drogas no ambiente escolar já é um fator preocupante na assustadora relação entre drogas e juventude. É nesse mesmo espaço onde os jovens aprendem ler e escrever, a beijar na boca e têm sua iniciação sexual, que conhecem também esse perigoso caminho.

Na grande maioria das vezes, a experiência começa com drogas legais, como álcool, cigarro e cola de sapateiro. Mas dificilmente essa relação termina assim. Em seguida, entram os entorpecentes ilícitos e, entre esses, a maconha e o crack estão em primeiro lugar.

Não há números precisos sobre a penetração das drogas nas escolas piauienses, mas o relato de professores e da polícia indicam que ela avança, transformando o espaço reservado para formar cidadãos em um ambiente formador de viciados.

A situação é pior porque esse é um problema velado. Não há iniciativa em denunciar. Os professores e diretores temem retaliação dos traficantes e dos próprios alunos, que os intimidam com ameaças e agressões.

O problema já bateu na porta da Câmara dos Vereadores de Teresina. Recentemente um grupo de diretores de escolas da zona Norte de Teresina pediu ajuda ao vereador, que também é Major da Polícia Militar, Paulo Roberto. De acordo com os relatos do vereador, algumas escolas não conseguem mais conviver com a violência causada pelas drogas e o problema parece não existir entre os gestores públicos.

Segundo ele, alguns ?aviõezinhos?- nome dado aos aliciadores contratados por traficantes, atuam na porta de escolas próximas aos distritos policiais. ?Eles entregam drogas, recebem dinheiro, fazem todo o contato e nada acontece?, diz o vereador ao destacar que os professores não denunciam por medo de retaliações.

Escolas da zona Norte lideram em violência

A disseminação das drogas nas escolas tem várias consequências e a principal delas é a violência. Dados do pelotão escolar, que faz atendimento nas escolas, mostram que a maior parte das ocorrências registradas é motivada pelas drogas. De acordo com o sargento J. Cruz, do policiamento escolar, várias escolas da capital solicitam policiamento ostensivo integral por conta da violência. Entre as principais ocorrências estão agressões (14,28%), vandalismo (6,49%), lesão Corporal (5,19%) . ?A maioria tem alguma relação com o uso de drogas. Onde tem drogas tem violência?, afirma.

Segundo o Pelotão, as escolas na zona Norte lideram os índices de violência, com 29,8% do total de ocorrências em 2009. A mesma zona é apontada pelo Rone como a de maior número de bocas-de-fumo. O horário de maior ocorrência é o período da tarde, com 37,66% dos casos. ?É à tarde a maioria dos jovens fica ociosa?, diz o sargento.

Quando o professor Vilmar Soares da Costa recebeu a direção da Escola Municipal Angelim, na zona sul de Teresina, no ano de 2005, mais parecia um presídio. O clima era de tensão e violência e a estrutura física estava depredada.

Salas rabiscadas, banheiros quebrados, teto destelhado. O motivo: drogas.

Alunos entre 13 e 15 anos, que logo que saíram da infância já caíram na ?rede?, termo utilizado no tráfico para definir aqueles que usam e comercializam drogas. Para conter a violência, era preciso policiamento ostensivo. Todo aluno que entrava era fiscalizado e foi preciso proibir o uso do boné, local utilizado como esconderijo. Mas isso não era suficiente, a droga sempre conseguia entrar na escola.

A primeira consequência das drogas na escola é a violência. Vilmar sofreu ameaças e teve o carro depredado.

Motivo de preocupação da família que temia pela sua segurança. O dia de maior terror foi quando um aluno atingiu um vigia com um tiro na cabeça. ?Foi aí que percebemos que não tínhamos condições de continuar convivendo com as drogas e resolvemos implantar uma política de paz na escola?.

Com ajuda de programas sócioeducativos como o ?Escola Aberta? - programa de enfrentamento das situações da vulnerabilidade através da promoção da cultura da Paz e projetos esportivos, Vilma foi mudando a realidade da escola. ?Chamamos os pais para dentro da escola e contamos também com o apoio da Igreja. Foi assim que começamos a a enfrentar as drogas?.

Quase cinco anos depois Vilmar já colhe os frutos dessa política. Hoje, o índice de drogas na escola é insignificante.

Não é mais preciso policiamento na escola e os próprios alunos, antes usuários de drogas, ajudam no enfrentamento do vício.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES