Veja o funcionamento do 'Botão do pânico'; viaturas chegam em 10 segundos

O App está disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo permite que usuários cadastrados, sejam eles alunos ou funcionários, possam solicitar ajuda com apenas um clique.

App vai ser um grande aliado em situações de emergência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criado pela Polícia Militar para o acionamento rápido de viaturas em situações de emergência no ambiente escolar, o aplicativo "Rede Escola" possibilitará o chamado da equipe mais próxima em até dez segundos, um  tempo considerado rápido para esse tipo de situação. O lançamento do serviço foi nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara, localizado em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

O App está disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo permite que usuários cadastrados, sejam eles alunos ou funcionários, possam solicitar ajuda com apenas um clique. Antes de acionar a polícia pelo aplicativo, é necessário realizar um cadastro, fornecendo nome completo,  data de nascimento, telefone, CPF, e e-mail, é preciso informar a relação do cadastrado com a escola em questão, indicando se é um aluno ou um profissional (no caso de profissionais, é necessário especificar a função exercida). Vale lembrar que cada pessoa cadastrada pode ter vínculo com até três unidades escolares na hora de fazer seu cadastro.

Com o objetivo de evitar trotes, bem como garantir que os pedidos de socorro sejam feitos através de um clique, o dispositivo móvel utilizado precisa estar dentro de um raio de até 500 metros da escola. Após o cadastro no aplicativo, faz-se necessário somente acionar um botão vermelho localizado na parte inferior da tela do aparelho.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, expressou sua satisfação durante o discurso de agradecimento à área de Tecnologia da Informação (TI) da Polícia Militar pelo desenvolvimento do aplicativo, destacando que este é o único conhecido que abrange todas as unidades escolares de um estado.

De acordo com o secretário de estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, um montante de R$ 50 milhões foi destinado ao setor de Tecnologia da Informação (TI) da corporação em 2022, e esse valor deve se repetir ainda em 2023. Além disso, como parte do programa de prevenção à violência nas escolas, os profissionais da educação estão recebendo treinamento com "orientações básicas caso ocorra alguma situação". Até o momento, aproximadamente 4,4 mil pessoas já foram capacitadas.

O lançamento da ferramenta, anunciada no mês de março, teve um atraso em seu prazo inicial de até 60 dias para entrar em funcionamento. Esse atraso foi atribuído à necessidade de saber dos profissionais da área sua opinião no sentido de aprimorar a qualidade do produto, conforme explicado pelo governador Cláudio Castro. Ele também informou sobre o andamento do processo de licitação os porteiros para as unidades estaduais sejam contratados.

Por fim, Castro esclareceu que a ideia do aplicativo não é eliminar a autonomia das escolas e das pessoas para resolverem seus próprios conflitos. Existe uma regularidade estabelecida, na qual as pessoas devem se dirigir às delegacias de polícia para fazer o registro adequado. O aplicativo foi desenvolvido para situações de emergência relacionadas à segurança pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES