Veja o que se sabe sobre o caso da criança resgatada desnutrida em SP

A polícia está empenhada em esclarecer as circunstâncias que levaram a essa situação e responsabilizar os envolvidos.

Criança de apenas 3 anos é resgatada | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma menina de apenas 3 anos, foi encontrada desnutrida e desidratada em um apartamento localizado no Jardim Portugal, em Rio Claro, São Paulo. A Polícia Civil está conduzindo uma investigação sobre o caso.  A criança vivia em condições precárias e seu estado de saúde era preocupante. Atualmente, ela encontra-se internada no Pronto-Socorro da Santa Casa, onde está recebendo os cuidados necessários para sua recuperação. A polícia está empenhada em esclarecer as circunstâncias que levaram a essa situação e responsabilizar os envolvidos.

 

O pai da criança, um homem de 36 anos cuja identidade não foi divulgada, também foi encontrado desnutrido e foi preso sob acusação de maus-tratos. De acordo com informações fornecidas pela Guarda Civil Municipal, o homem alegou que tanto ele quanto a criança estavam sem se alimentar há pelo menos 40 dias e expressou o desejo de que ambos morressem juntos. Essa triste situação levanta sérias preocupações e as autoridades estão tomando as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da criança, assim como investigar adequadamente o caso. 

Após a audiência de custódia, o pai foi liberado, porém o Ministério Público solicitou a prisão preventiva em virtude da possível tentativa de homicídio. A gravidade do caso e as evidências apresentadas levaram as autoridades a tomar essa medida cautelar, a fim de garantir a segurança da criança e evitar riscos futuros. O pedido de prisão preventiva será analisado pelo Judiciário para tomar uma decisão em conformidade com a gravidade dos fatos.

COMO ENCONTRARAM A CRIANÇA

Os familiares, incluindo a avó materna, enfrentaram dificuldades para entrar em contato com o pai e visitar a menina, que estava residindo em um condomínio no Jardim Portugal. Além disso, o pai havia excluído suas redes sociais e se isolado, o que gerou grande preocupação entre os familiares. Diante dessa situação, o Ministério Público tomou providências legais e ingressou com uma ação judicial para garantir o direito de visita.

A Justiça, sensibilizada com a situação, emitiu um mandado determinando a visita. Os oficiais de justiça realizaram uma primeira tentativa na quinta-feira (1º), porém o homem se recusou a permitir a entrada. Diante disso, os oficiais retornaram na sexta-feira (2), por volta das 17h, acompanhados pela Guarda Civil e pelo Conselho Tutelar, a fim de garantir o cumprimento do mandado e assegurar o bem-estar da criança.

"Ele atendeu o oficial, teve uma resistência mínima, mas não foi necessário usar a força física", informou o guarda municipal Igor Rafael.

A criança foi descoberta em uma situação alarmante, encontrada em um colchão no chão da sala. Infelizmente, ela estava usando uma fralda suja, evidenciando a falta de cuidados básicos. Além disso, o local em que se encontrava apresentava condições precárias, com sujeira e ausência de alimentos, agravando ainda mais a negligência e o descaso com o bem-estar da criança.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES