Vereadores do Rio pedem ajuda à PM para retirar professores da Câmara

Ocupação ocorre desde quinta-feira; profissionais protestam contra plano proposto por Eduardo Paes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO - A Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores enviou ofício à Polícia Militar neste sábado, 28, pedindo a desocupação do plenário do Palácio Pedro Ernesto, onde profissionais da rede municipal protestam desde quinta-feira contra o plano de carreira da categoria proposto pelo prefeito Eduardo Paes.

Nota da assessoria de imprensa da Casa divulgada na tarde deste sábado (28) informa que a Justiça já havia expedido mandato de reintegração de posse em agosto, quando estudantes ocuparam o plenário da Casa. "Desta forma, a Câmara não necessita recorrer novamente à Justiça, pois possui autoexecutoriedade e poder de polícia para assegurar, como determina a Constituição Federal, seu livre funcionamento", diz o texto.

No texto, a Mesa Diretora alega que "durante as quatro vezes em que a Casa foi invadida, agiu sempre visando esgotar o diálogo democrático". Em outro trecho, diz que a intenção dos professores não é a ocupação pacífica". "É clara a intenção de impedir o funcionamento da Casa", afirma. Até então, a Câmara afirmava que não faria uso da força para retirar os manifestantes.

Até as 18 horas, a polícia não havia enviado reforços para a Câmara. Advogados do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe) foram chamados pelos manifestantes.

"É uma ação arbitrária da Câmara dos Vereadores. Querem requentar um documento que não é válido. Representantes da OAB estiveram aqui ontem à noite e disseram que o único instrumento jurídico para nos obrigar a sair é uma nova liminar", afirmou uma das coordenadoras do Sepe, Ivanete Silva.

Tentativa. No fim da noite de sexta-feira, professores foram surpreendidos por grande aparato da Polícia Militar, que foi ao Palácio Pedro Ernesto para tentar retirá-los de lá.

Os ocupantes, mais de 200 segundo representantes do Sepe, não aceitaram deixar o prédio. Eles alegaram que a liminar apresentada é de 20 de agosto e se refere a uma ocupação anterior, já encerrada - a de manifestantes que protestavam contra a composição CPI dos ônibus na Câmara.

Os policiais deixaram a sede do Legislativo municipal, na Cinelândia, região central do Rio, por volta da 1h de hoje (28). A presença dos PMs foi interpretada pelos professores como tentativa de intimidação, mas o grupo reitera que está sendo bem tratado por funcionários da Câmara e pelos policiais que fazem a segurança do plenário.

Segundo Ivanete, o propósito dos manifestantes é manter a ocupação até a terça-feira, quando está prevista a votação de um novo plano de carreira para a categoria. De acordo com os professores, a proposta foi encaminhada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) diretamente para os vereadores e, segundo os ativistas, contraria compromissos firmados entre a prefeitura e o sindicato.

Os sindicalistas não querem deixar o Palácio Pedro Ernesto, porque temem que a Câmara - em sua maioria composta por integrantes da base governista - decida votar o projeto em sessão fechada, sem o acesso dos professores.

"Este projeto do plano de carreira não tem como ser aproveitado. Somos pela retirada completa da proposta", afirma Ivanete. (Clarissa Thomé e Adriano Barcelos)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES