Violência contra mulher: Subnotificação de dados mascara a realidade

A ausência de delegacias especializadas em municípios do Piauí motivou a produção de uma carta assinada pela sociedade civil e órgãos do poder público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Romper com o pacto de silêncio e a subordinação das mulheres é uma das tarefas que estão colocadas à sociedade, e em Campo Maior, a população tem exigido do poder público uma melhor atenção. Os números, que nem sempre dão conta de registrar a realidade da violência, justificam-se em outro fator, o silêncio das mulheres que sofrem violência. De acordo com a Defensoria Pública, as notificações no município de Campo Maior são de três a cinco por semana, mas dobram quando se faz uma busca em outros setores, como delegacias.

A falta de órgãos que compreendam os casos de violência contra à mulher de modo diferenciado acaba escondendo a realidade. É o que explica a Coordenadora do Núcleo da Mulher em Situação de Violência de Campo Maior, Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista.

Segundo ela, ao observar que os números de mulheres que procuravam a Defensoria Pública do Estado era pequeno, partiu-se para uma busca das notificações nas delegacias comuns. Ao se fazer isso, percebeu-se que os números semanais saltaram de uma média de cinco para dez casos por semana. Com o objetivo de ter um melhor diagnóstico, optou-se por fazer uma parceria entre Defensoria Pública do Estado e a Polícia Militar, para melhor apurar os casos.

A falta de delegacias especializadas em direito da mulher é uma das causas para que os números destoem do real retrato da violência. Esta também é uma das reivindicações, que se materializou na produção de uma carta assinada pela sociedade civil e órgãos do poder público. A carta de recomendação às autoridades foi assinada durante a 1ª Jornada em Defesa da Mulher em Situação de Violência, que ocorreu em novembro deste ano e exigiu que fosse cumprida a Lei Estadual 4.777 de 31 de julho de 1995.

De acordo com a Lei, criada há 17 anos, as referidas delegacias deveriam ser criadas em Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Corrente, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente. De acordo com a Defensora Pública Francisca Hildeth, a criação de uma delegacia especializada cumpre um papel importante à medida que permite um atendimento diferenciado aos casos de violência, que não podem ser encarados como crimes comuns. Além disso, a defensora explica que este órgão poderia auxiliar para que não aumentem os casos de violência.

A falta de dados estatísticos precisos mencionados pela Defensoria não se restringe apenas a Campo Maior. Segundo pesquisa do Mapa da Violência, o Piauí apresenta os menores índices de violência contra a mulher no Brasil, sendo 2,5 mortes por cem mil mulheres ao ano. No entanto, ativistas, pesquisadores e órgãos como a própria Defensoria Pública já vêm atentando para questionar se realmente este dado demonstra a real situação ou se há percalços que impedem uma maior apuração, que vão desde barreiras culturais como silêncio até falta de estrutura.

Defensoria orienta que mulheres busquem o Núcleo de Defesa à Mulher

Criado há quase um ano, o Núcleo da Mulher em situação de violência em Campo Maior tem sido pouco procurado.

O que pode ser um reflexo de uma situação de opressão, que precisa ser superada de conjunto entre criação de órgãos especializados, mas também com um superação cultural e estrutural da própria sociedade.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista, a baixa procura das mulheres por este aparato também está ligado às amarras que são criadas e precisam ser rompidas. ?É preciso romper com essa barreira do silêncio. É preciso que as mulheres não se acostumem com a situação de violência e subordinação?, diz.

Segundo a coordenadora do Núcleo, o mesmo trata de situações jurídicas, judiciais e extra-judiciais e atua com uma equipe multidisciplinar para acompanhar o caso não só do ponto de vista legal, mas também do acompanhamento da situação junto aos filhos, por exemplo. Assim, Francisca Hildeth explica que, ao procurar o Núcleo, as mulheres podem ser encaminhadas a outros órgãos ou políticas públicas que possam amparar nos casos de necessidade de abrigo, por exemplo.

A defensora orienta para a necessidade das mulheres não deixarem de procurar seus direitos e amparo legal e alerta para a necessidade de enxergar a Lei Maria da Penha como um suporte. Outro ponto de alerta é que atualmente as denúncias não precisam ser feitas apenas pelas mulheres, tornando as notificações compulsórias em qualquer espaços onde forem detectados casos de violência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES