Vizinhos saqueiam casa onde menino morreu eletrocutado

Eles acreditam que o dono do terreno eletrificou a cerca para evitar a entrada de crianças.

Moradores saqueiam casa | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A casa onde uma criança morreu eletrocutada após tentar pular a cerca para pegar manga em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, foi depredada por vizinhos revoltados com o ocorrido no local. Os moradores do bairro saquearam móveis e eletrodomésticos. Eles acreditam que o dono do terreno eletrificou a cerca para evitar a entrada de crianças.

O caso aconteceu na tarde de domingo (22). Com a força da descarga elétrica, Diego Gomes Martins, de 9 anos, morreu na hora. Seu colega, Daniel Diego, de 10 anos, teve ferimentos graves e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade.

Os moradores do bairro acreditam que o dono da casa eletrificou a cerca para evitar que as crianças entrassem no local. ?Diz que ele puxou o fio do poste, passou pela cerca, aí foi que hoje os meninos vieram e aconteceu isso?, contou a auxiliar de limpeza Sueli da Silva.

Peritos da polícia constataram que havia desvio de energia elétrica na casa. O fio do poste era ligado direto no portão. O dono da casa foi preso por roubo de energia e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Familiares das crianças ficaram inconformados. ?Meu sobrinho tinha 9 anos, o menino não entendia que tinha um fio que dava choque ali?, disse uma tia do menino, Carla da Silva. ?Eles vieram pegar uma manga, e o meu filho esta na UTI?, desabafou a mãe de Daniel, Maria Teresa Correia.

Legislação

Os limites para o uso de cercas elétricas são definidos por leis municipais. As cercas elétricas devem ser posicionadas retas ou inclinadas para dentro do terreno, e a uma altura mínima de 2 metros.

Apesar da tensão alta, se instalada corretamente, a cerca não oferece risco de vida. ?O fio, se você encostar nele, a tendência é te grudar. Já a cerca elétrica, te dá o impacto, você se afasta?, explicou o tecnólogo Lúcio Almeida.

Seja qual for o sistema de proteção, o dono da casa tem o dever de informar com placas de alerta. ?Se nós temos o direito de nos proteger, nós temos também o dever de maneira ostensiva, no caso da cerca, do arame farpada, dar a saber a outras pessoas que aquela cerca esta eletrificada?, disse o advogado Pedro Maciel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES