106 mil títulos foram cancelados no Piauí, informa TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informa que o percentual é de pessoas que já não votam em Teresina ou não têm mais a obrigatoriedade de votar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 106 mil títulos eleitorais foram cancelados no Piauí pelo não comparecimento ao processo de recadastramento biométrico. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informa que o percentual é de pessoas que já não votam em Teresina ou não têm mais a obrigatoriedade de votar.

A biometria permite a identificação do eleitor por meio de suas impressões digitais. Esse sistema confere mais segurança aos pleitos eleitorais, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação e reduzindo consideravelmente o tempo da votação.

No Piauí, 853.541 eleitores estão aptos a votar pelo sistema de biometria que foi implantando pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 36,38% do total de eleitores (2.345.694). O Tribunal Regional Eleitoral selecionou oito cidades piauiense para serem submetidas ao recadastramento biométrico entre elas Teresina, Parnaíba, Luís Correia, José de Freitas, Oeiras, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Nazária.

Teresina concentra o maior número de eleitores (506.144) aptos a votar pelo método biométrico. Em seguida vem Parnaíba (92.290) e Picos (46.313).A identificação do eleitor por meio da biometria nas eleições de outubro será realizada em quase 800 municípios do país, entre eles 15 capitais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado da votação com biometria nas capitais servirá como “experiência” para a implantação da medida nos maiores colégios eleitorais do país: as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Clique e curta a página do Portal Meio Norte no facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES