13 candidatos já estudam disputar sucessão de Eduardo Cunha

Interlocutores do governo contam 13 virtuais candidatos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expectativa de renúncia do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acelerou as tratativas para a sua sucessão. Interlocutores do governo contam 13 virtuais candidatos só entre partidos da base aliada do governo interino de Michel Temer (PMDB-SP).

Enquanto surgem interessados no mandato tampão, até o início de 2017, Temer tem apelado a aliados pela unidade. Aos presidentes de partidos da base, ministros e deputados que o procuram, a resposta é a mesma: “Achem um nome que una a base”, contou um interlocutor presidencial.

Semana passada, pré-candidatos ao cargo pediram ao presidente interino que não interfira na disputa. Temer vem dizendo aos partidos da base que disputem de forma a conter danos futuros ao governo. Um dos nomes cotados para o mandato tampão, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), nega que seja candidato, mas avalia que, quando houver a vacância do cargo, a base de Temer sentará para discutir.

“O que sinto hoje é a preocupação em encontrar um nome de consenso na base aliada do governo. Pode ser qualquer deputado da base”, afirmou.

A maioria dos candidatos de peso quer se preservar para disputar o cargo em 2017, num mandato de dois anos. Mas, como o pleito para a sucessão de Cunha não envolverá a composição de chapas, abre-se espaço para vários candidatos se lançarem.

“É como eleição municipal, todo mundo botando candidatura na rua. A negociação deve ser mesmo no segundo turno. Não tem candidato natural”, avalia um peemedebista.

Deputados da Mesa Diretora da Casa largam com vantagem, porque podem negociar sua vaga na Mesa. É o caso do segundo vice-presidente, Fernando Giacobo (PR-PR), que está em franca campanha, e do primeiro secretário, Beto Mansur (PRB-SP).

Também cotado para a sucessão, Jovair Arantes (GO) negou interesse em ser candidato, mas resumiu o espírito da Câmara: “O certo é ter o menor ruído possível. Mas é uma Casa política, onde tem disputa até para 3° vice-presidente de comissão sem importância”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES