180 mil: saiba o método usado pela USP para mostrar nº de pessoas na Paulista

Pesquisadores utilizam método que produz imagens aéreas para, com uso de um software, identificar e calcular o número de cabeças.

180 mil: saiba o método utilizado pela USP para mostrar número de pessoas na Paulista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado pelo grupo de pesquisa "Monitor do Debate Político" da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP revelou que, durante o ápice do ato convocado por Jair Bolsonaro neste domingo, aproximadamente 185 mil apoiadores do ex-presidente estavam presentes na Avenida Paulista. Os pesquisadores utilizam uma metodologia que emprega imagens aéreas para, por meio de um software, identificar e estimar o número de participantes nas fotografias. 

Em contrapartida, a Polícia Militar de São Paulo, estado governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), um aliado de Bolsonaro que discursou sobre o trio elétrico, divulgou uma estimativa, também no auge do evento, de 750 mil presentes, sendo cerca de 600 mil na própria Avenida Paulista e o restante em vias adjacentes, um número quatro vezes maior.

Os pesquisadores da USP acompanharam a manifestação e produziram as imagens aéreas entre 15h, horário de chegada de Bolsonaro, e 17h, quando ele terminou de discursar, contabilizando o público presente com auxílio do software. A estimativa de 185 mil presentes deu-se por volta das 15h, quando o ex-presidente cruzou a multidão até subir ao trio elétrico.

— Fazemos a contagem de cabeças de pessoas por uma foto aérea de drone. Tiramos várias fotos de todo a área ocupada, no caso foram vários quarteirões, e vamos juntando para que não haja sobreposição. Analisamos essa imagem completa do público em um software de inteligência artificial que faz esse cálculo de cabeças e gera um número bem preciso — explica Pablo Ortellado, que coordena o EACH junto com Márcio Moretto.

O método é conhecido como Point to Point Network (P2PNet). O programa foi, inclusive, adaptado para as características dos brasileiros, aprimorando ainda mais a contagem. De acordo com o Monitor, foram tiradas 43 fotos da Paulista, e 11 delas foram selecionadas de modo a cobrir toda a extensão da avenida, sem sobreposição. Em seguida, cada imagem foi repartida em oito partes.

— Temos bastante segurança do número que divulgamos, e nosso método é auditável. Se alguma parte interessada quiser confirmar nossa contagem, poder pegar nossa foto e contar na mão ou até mesmo usar outro software. Estamos usando o método há dois anos e conseguimos até mesmo comparar com outras manifestações, para mostrar quando teve mais ou menos público— acrescenta Ortellado.

Os pesquisadores detectaram, pelo método, que o ato bolsonarista na Paulista contou com o maior número de apoiadores do ex-presidente desde as eleições de 2022. O grupo compila dados do gênero desde setembro daquele ano. Desde então, este é o sexto ato bolsonarista com presença estimada da mesma maneira pelos pesquisadores. Os 185 mil manifestantes que foram à Paulista neste domingo superaram o ato pelo Dia da Independência na Praia de Copabacana, no Rio, em setembro de 2022, quando foram contabilizados cerca de 65 mil presentes.

Em entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews, Ortellado classificou o número divulgado pela PM de São Paulo como "inverossímel".

— Hoje, depois de a gente treinar bastante o software, a nossa margem de erro está em 12%. Significa que se a gente estimar que foram 100 mil pessoas, significa que é um número entre 88 mil e 112 mil — pontuou o pesquisador ao participar do programa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES