2013: Prefeitos eleitos buscam se adequar à inclusão social no PI

A partir de janeiro de 2013 uma equipe da SEID vai até os municípios para realizar um treinamento com os servidores municipais

Secretário tem passado instruções para prefeitos eleitos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rampas de acessibilidade, piso tátil e sinais sonoros são algumas das ações de acessibilidade arquitetônica que devem ser implantadas para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência, mulheres gestantes ou pessoas com dificuldades de locomoção. Seguindo o eixo de atuação do Governo Estadual - cujas políticas pú-blicas nessa área ganharam atenção na gestão do ex-governandor e atual senador Wellington Dias - muitos prefeitos eleitos já começam a trabalhar ações de inclusão das pessoas com deficiência no Piauí.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, as políticas voltadas às pessoas com deficiência devem contemplar ações na área de saúde, educação, inclusão social, além da própria acessibilidade. O secretário destaca que o Governo Federal lançou no final de 2011 o Plano Viver Sem Limite e em junho deste ano o governador Wilson Martins assinou o termo de adesão do Estado a esse plano, que deverá investir cerca de R$ 7,6 bilhões de reais em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, acessibilidade e inclusão social.

?Logo após a assinatura do termo de adesão feito pelo governador, mais de 60 municípios fizeram o mesmo e agora já estão aptos a pleitearem recursos para investirem nessas áreas?, afirmou. Helder revela ainda que por conta do período eleitoral as assinaturas dos termos de adesão foram suspensas, mas elas já foram retomadas. Ele lembra que vários prefeitos e vereadores têm procurado a SEID depois da eleição municipal deste ano em busca de informações, não apenas do Plano Viver Sem Limite, como também das políticas de Estado nessa área. ?A prefeita eleita de Altos, Pa-trícia Leal, foi a primeira a nós procurar e já acertamos que no dia 21 de janeiro de 2013 uma equipe da SEID vai até o município para realizar um treinamento com os servidores municipais?, conta.

O prefeito eleito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT), visitou a SEID esta semana e ressaltou o interesse em ampliar as ações voltadas às pessoas com deficiência em seu município. ?Vamos montar uma equipe técnica e queremos a parceria da SEID para nos orientar, por isso procurei a secretaria, pelo seu trabalho de excelência nessa área?, informou.

?Existe uma demanda reprimida muito grande nessa área, em especial na fisioterapia, pois uma parte significativa das pessoas com deficiência são sobreviventes de acidentes de trânsito. Estamos aqui na SEID justamente buscando o respaldo para implantarmos uma política municipal nessa área, uma política permanente?, completou o prefeito eleito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES