<u>40 X 35:</u> Renan é absolvido e continua presidente do Senado

<u>40 X 35:</u> Renan é absolvido e continua presidente do Senado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi absolvido nesta quarta-feira (12) das acusa?es de que teria usado um lobista para pagar despesas pessoais.

Por 40 votos pela absolvi??o, 35 pela cassa??o e 6 absten?es, Renan continuar? com o seu mandato.

"O resultado ? desastroso para o Senado. O Senado sai destro?ado. N?o h? a menor condi??o de Renan Calheiros continuar na presid?ncia desta Casa. Se os seis que se abstiveram votassem sim, ele teria sido cassado," disse o senador Jefferson P?res (PDT-AM) ap?s a divulga??o do resultado.

"Infelizmente, teremos de conviver com essa realidade," lamentou o senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

Dem?stenes Torres (DEM-GO) admitiu que votos do Democratas podem ter contribu?do para a absolvi??o do presidente do Senado. "Ningu?m imaginava que haveria absten??o num processo como esse. Esse neg?cio de lavar as m?os ? que levou a esse resultado."

Ao deixar o plen?rio que garantiu a sua absolvi??o, Renan Calheiros foi recebido com vaias e aplausos dos presentes.

A Defesa

Renan Calheiros come?ou por volta de 16h35 a apresentar sua defesa para os outros 80 senadores. Ele subiu na tribuna ap?s a presidente do PSOL, Helo?sa Helena, que representou a acusa??o.

Renan, assim como o senador Wellinton Salgado (PMDB-MG), preparou um discurso de 14 minutos e dividir? o tempo de 30 minutos com o advogado Eduardo Ferr?o. Se for necess?rio, o plen?rio permitiu que a defesa ultrapasse o prazo fixado pela Secretaria-Geral da Mesa.

Sess?o fechada

Por 6 votos contra 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decis?o do ministro Ricardo Lewandowski que, na madrugada desta quarta-feira (12), concedeu uma liminar (decis?o provis?ria) permitindo o acesso de 13 deputados ao plen?rio do Senado para assistir ? sess?o secreta que define o futuro pol?tico do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A sess?o no plen?rio foi fechada ?s 12h08. A determina??o foi do primeiro vice-presidente do Senado, Ti?o Viana (PT-AC), que solicitou que o p?blico deixasse o plen?rio. Permanecer?o apenas os senadores, os deputados autorizados pelo STF, dois servidores do Senado e o advogado de Renan.

No in?cio da sess?o, Ti?o Viana fez um protesto contra a decis?o do Supremo Tribunal Federal de permitir a presen?a de 13 deputados na sess?o secreta em que vai ocorrer a vota??o do pedido de cassa??o de Renan.

Viana disse que n?o tem poder para punir os deputados, que, eventualmente, filmarem ou gravarem a sess?o, o que foi expressamente proibido aos senadores.

Briga

Pela manh?, os deputados federais autorizados pelo STF a assistir a sess?o secreta em que ? votada a cassa??o do mandato de Renan Calheiros trocaram socos e empurr?es com seguran?as no momento em que tentavam entrar na sess?o secreta no plen?rio do Senado. Como foram barrados pelos seguran?as, houve confus?o. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) partiu para o confronto com os seguran?as.

O tumulto ocorreu minutos depois do primeiro vice-presidente do Senado, Ti?o Viana, ter anunciado que seria cumprida a decis?o do Supremo que permite o acesso de 13 deputados federais ? sess?o secreta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES