5G chega às capitais até julho, mas não de forma integral, diz ministro

Fábio Faria prevê forte competição para implementar rapidamente a tecnologia e diz que caberá ao governo ‘só festejar’

ministro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, avalia que o leilão do 5G, que deve ser concluído nesta sexta-feira, é um sucesso.

Para ele, o fato de não haver novas empresas estrangeiras na licitação nao comprometeu o resultado, que, na sua avaliação, vai resultar em uma forte competição entre as teles para definir qual será a primeira a ofercer o 5G no país.

Ainda assim, o consumidor vai ter que esperar.

Ministro das Comunicações, Fábio Farias - Foto: Agência O Globo

Faria afirmou que todas as capitais serão atendidas com a tecnologia até julho de 2022, mas isso não valerá para todos os bairros das cidades no primeiro momento.

Ao ser perguntado se é mesmo factível que as empresas cumprirão a exigência do edital de prover 5G nas capitais até o fim do primeiro semestre de 2022, o ministro explicou que será ainda uma cobertura limitada.

- Não é cobertura integral da capital. Mas nós teremos as 27 capitais com 5G. Talvez nas cidades mais distantes só será cumprido o mínimo necessário que consta no cronograma.

Na entrevista completa, que pode ser lida aqui, o ministro falou sobre os principais obstáculos que ainda dificultam a expansão da infraestrutra de antenas e redes para tirar o 5G do papel e ampliar o acesso em pouco tempo. E também comentou as agruras políticas do governo no Congresso, como a tramitação da PEC dos Precatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES