7 cidades do PI tem mais eleitores do que habitantes

Os dois municípios ultrapassam a proporção indicada pela Justiça Eleitoral, de 65% e fazem parte da caça aos eleitores fantasmas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí possui sete cidades com a quantidade de eleitores acima do número de habitantes. Liderando a distorção do percentual eleitoral, está o município de Bocaina (117,85%), seguido de Nazária (109,23%), Juazeiro do Piauí (107,77%), Jatobá do Piauí (104,85%), Nossa Senhora de Nazaré (103,75%), Pedro Laurentino (101,41%) e Aroerias do Itaim (101,7%). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) cancelou na última terça-feira mais de 2.700 títulos nos municípios de Demerval Lobão e Lagoa do Piauí.

Apesar de não estarem na lista de cidades em que a quantidade de habitantes é inferior à de eleitores, os dois municípios ultrapassam a proporção indicada pela Justiça Eleitoral, de 65% e fazem parte da caça aos eleitores fantasmas comandada pelo corregedor regional eleitoral do Piauí, o desembargador Haroldo Rehem. Como as revisões eleitorais não podem acontecer em ano de eleição, as sete cidades piauienses irão às urnas apesar da constatação das distorções.

Quando o número de pessoas aptas a votar é superior ou muito próximo ao da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta indícios de irregularidade. Além da existência de fraude, com o uso de títulos de eleitor falsos, existe ainda a possibilidade de migração sem o cancelamento da inscrição no cadastro de votantes da cidade. Em municípios de baixa densidade demográfica, que tenham algum fator de atração migratória, econômico ou turístico, por exemplo, a segunda alternativa é considerada comum.

As revisões em Demerval Lobão e Lagoa do Piauí foram solicitadas pelos juízes eleitorais das comarcas. Como 2.064 eleitores não compareceram ao recadastramento em Demerval e 594 não foram para a revisão em Lagoa do Piauí, 21% e 18%, respectivamente, dos eleitores de cada localidade tiveram seus títulos cancelados. Jardim do Mulato, Piracuruca e Piripiri também solicitaram a revisão em 2009. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES