89% reprovam atos golpistas de 8 de janeiro; há um ano, eram 94%, diz Quaest

Os entrevistados que aprovam os atos somam 6%, contra 4% em fevereiro de 2023

89% reprovam atos golpistas de 8 de janeiro; há um ano, eram 94%, diz Quaest | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa da Genial/Quaest revela que, um ano depois, 89% dos entrevistados condenam os atos golpistas de 8 de janeiro. Isso representa uma queda de cinco pontos percentuais em relação a fevereiro do ano passado, quando eram 94%.

Os entrevistados que aprovam os atos somam 6%, contra 4% em fevereiro de 2023. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 2.012 entrevistas presenciais —com brasileiros de 16 anos ou mais— em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O percentual dos que reprovam o ocorrido é semelhante em todas as regiões do país: Nordeste (91%), Sudeste (89%), Sul (87%) e Centro-Oeste e Norte (90%). Os números também ficam em torno dos 90% nos recortes por escolaridade, renda e faixa etária.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), o índice de desaprovação é de 85% e de aprovação de 11%. Já os entrevistados que declararam ter votado em Lula (PT) no segundo turno somam 94% e 4%, respectivamente.

A influência de Bolsonaro na organização dos atos golpistas divide os entrevistados: 47% acreditam que ele teve alguma influência, contra 43% que pensam o contrário. Em fevereiro do ano passado, eram, respectivamente, 51% (a maioria) e 38%. No recorte por voto no segundo turno, 76% dos eleitores de Lula acreditam que Bolsonaro teve influência, enquanto 81% dos que votaram no ex-presidente dizem que não.

A maioria (51%) dos entrevistados acredita que os participantes da invasão são radicais e não representam os eleitores de Jair Bolsonaro. Já para 37% os responsáveis pelos atos representam os eleitores do ex-presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES