96% das escolas públicas estaduais têm acesso à internet

Sistema de Gestão de Tecnologias do Proinfo aponta que 96% das escolas públicas estaduais do Piauí têm acesso à internet

Avalie a matéria:
Governador do Piauí, Wilson Martins e aluno da escola estadual | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o Sistema de Gestão de Tecnologias do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), 96% das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental do Piauí têm acesso à internet. O dado indica que o Piauí está acima da média nacional, a qual corresponde a 42,6%.

O Sistema ainda aponta que mais de 82% dessas escolas contam com laboratório de informática, enquanto, no Brasil, 55,9% delas ainda não possuem os espaços.

Apesar da baixa porcentagem nacional de estabelecimentos de ensino com acesso às tecnologias no País, 79,5% dos estudantes da rede pública no Ensino Fundamental possuem esses recursos disponíveis, e 76,9% contam com laboratórios em suas escolas. Isso ocorre porque as escolas com infraestrutura adequada concentram mais matrículas do que as que não a apresentam.

Para o governador Wilson Martins, esse é um reflexo dos investimentos em Educação em todo Estado. ?Isso é uma prova que investimos em quantidade e qualidade.

Além das escolas de ensino integral, a construção e recuperação de centenas de unidades escolares, esse índice reflete a mudança de gestão na Educação?, disse o governador.

A coordenadora de Tecnologia da Secretaria de Estado da educação e Cultura (Seduc), Alzira Lopes, ressalta que o atendimento educacional adequado não depende apenas presença de laboratórios de informática e Internet. ?As escolas têm de fazer a integração dos recursos midiáticos e pedagógicos já disponíveis com o currículo escolar?, frisa.

No Piauí, 654 escolas estaduais já apresentam recursos disponíveis pelo Proinfo, Programa que leva às recursos digitais e conteúdos educacionais.

?Os laboratórios do Proinfo vêm com riquíssimos conteúdos educacionais que podem ser usados pelo professor, sendo a Internet mais uma ferramenta que auxilia no uso pedagógico dessas tecnologias?, comenta.

Como contrapartida, a Secretaria Estadual da Educação garante a estrutura adequada para receber os equipamentos, além de capacitar os educadores para uso das ferramentas e das tecnologias.

?O essencial é o planejamento da escola e do professor, o qual deve utilizar os recursos disponíveis da maneira mais produtiva possível. Na verdade, esse planejamento é o que vai fazer a diferença na aprendizagem?, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES