Dilma em Teresina: Presidente concede entrevista exclusiva para Rede Meio Norte durante sua visita

A presente foi entrevistada pela jornalista Cinthia Lages no aeroporto de Teresina

Dilma foi entrevistada pela jornalista Cinthia Lages | Reprodução/ Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Cinthia Lages, da Rede Meio Norte. A presidente tratou dos investimentos que serão aplicados no estado do Piauí, um custo que gira em torno de R$ 1 bilhão. Foi a primeira vez que Dilma e concedeu uma entrevista ao vivo a uma emissora de TV regional.

A entrevista aconteceu em uma sala reservada do aeroporto Petrônio Portella, antes da sua ida ao Atlantic City, por volta das 09h50, onde fez a entrega das chaves de equipamentos agrícolas para 40 prefeitos do Piauí.

O foco da entrevista foram os recursos que serão destinados à saúde, a Educação e a Agricultura e mobilidade urbana.

CONFIRA TRECHOS DA ENTREVISTA:

EDUCAÇÃO

A presidente afirma acreditar que os jovens são capazes de fazer a diferença no Brasil, ?isso necessita de recursos?. Para a concretização ela anunciou que destinará os recursos do Royalties para garantir a Educação Básica no Brasil, e também no Piauí.

O Pronatec é considerado pela presidente um dos mais importantes programas para capacitação de trabalhadores. O Pronatec, com certeza, garante o ensino técnico e a capacitação do trabalhadores. Para mim ele é um dos mais importantes porque trata do Bolsa Formação. São 55.700 matrículas efetuadas no Brasil; outra grande opção é o Ciência Sem Fronteira, que no Piauí temos 527 alunos no inscritos. ?Eu acredito que a educação é o caminho. A grande porta são esses recursos que estamos injetando.?

SAÚDE

Como parte dos avanços, a presidente fala do programa Farmácia Popular como iniciativa importante em prol do povo brasileiro. ?Temos várias iniciativas com o programa farmácia popular, que leva remédios a Hipertensos e Crianças. Temos projeto sim. Temos outro grande programa que afirma o SUS, o Mais Médicos. Não é possível que haja um brasileiro que não tenha tido acesso a um médico.?

?A relação com o doente tem que ser muito próxima, então o Mais Médicos tornou-se fundamental. Tinha município que não tinha médicos, hoje isso não existe mais. É um avanço. A existência do médico é de grande valia a nossa Saúde.

"Nós já colocamos médicos que beneficiam 720 mil pessoas em todo o estado. Vamos ampliar o programa. Em maio teremos mais de 300 médicos para o Piauí", completa.

BOLSA FAMÍLIA

Referindo-se ao Busca Ativa, ela trata dos benefícios que contemplam a classe menos favorecida. ?Na erradicação da extrema miséria, nós criamos a Busca Ativa. Nós sabemos que tem gente que não recebeu ainda nenhum tipo de benefício. Nós queremos abrir uma porta de trabalho. Para isso nós criamos o Pronatec Brasil Sem Miséria. Nele, nós damos todo tipo de cursos que permitam que onde mora o beneficiado região as pessoas tenham um novo emprego, um novo horizonte?.

Como exemplo de profissão ela menciona pedreiras, padeiras e confeiteiras. Em média, de dez formandos oito são mulheres, diz a presidente. ?As mulheres estão agarrando com as duas mãos a oportunidade de fazer o curso. Isso é um grande passo!?

MOBILIDADE URBANA

A presidente anunciou recursos para o metrô de Teresina. ?O PAC da mobilidade trabalha o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo. Nós hoje, vamos anunciar o PAC mobilidade Piauí. Eu quero centrar no VLT, é a versão moderna e rápida do metrô. É muito rápido, leve, seguro.

?Ele é eminentemente integrador por baratear a melhoria da qualidade do transporte. Viemos assinar também a ordem de serviços para a construção de Cisternas, nós queremos cumprir a nossa meta no Piauí.

Outro anúncio feito pela presidente foi a a duplicação da BR-235, que dá acesso ao município de Bom Jesus. ?Será um corredor no Nordeste, entre Bom Jesus e Fronteiras na Bahia."

?Eu estou feliz com a mobilidade, embora muitos tenham criticado. Teresina é um polo e não pode ficar sem veículos sobre trilhos. Tudo isso não é só por causa da copa. Isso tudo é para nós mesmos! Eu acho que é muito importante a obra do VLT" reforça.

FUTEBOL

Ela completa a entrevista falando sobre a Copa do Mundo de 2014. ?Eu acho que a Copa é um momento importante para o nosso país. Nós vamos realizar a Copa das Copas. Nós fizemos bons estádios. Esses estádios não são da FIFA e sim do povo brasileiro. Eu tenho certeza que a Copa vai ser um sucesso! Nós temos grandes jogadores de Pelé a Neymar. Temos também Felipão e Parreira. Nós nunca estivemos fora de uma Copa. O Brasil é a casa do futebol."

?A força do amor pelo futebol faz com que o povo tenha um retorno amoroso por ele?, encerra.


Com exclusividade, Dilma concede entrevista à... por redemeionorte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES