Ação bilionária do TJPI contra Governo estadual é suspensa por 60 dias

Segundo o TJ-PI, os valores somam cerca de R$ 6,8 bilhões.

Ministro André Mendonça atendeu a pedido das partes para suspender processo no STF. | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias a tramitação do Mandado de Segurança (MS) 37454, em que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) cobra do governo estadual diferenças referentes a repasses de duodécimos (valores repassados mensalmente pelo Executivo aos demais Poderes para custeio de suas despesas). Segundo o TJ-PI, os valores somam cerca de R$ 6,8 bilhões.

O ministro atendeu a pedido de suspensão formulado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida Sousa, após entendimento com o governador Rafael Fonteles, firmado em encontro realizado no início deste mês de janeiro.

Ministro André Mendonça atendeu pedido das partes (Edilson Rodrigues)

O objetivo da suspensão é permitir que as novas gestões do tribunal e do Executivo estaduais possam continuar as tratativas de conciliação.

Durante audiência realizada em dezembro de 2022, o relator determinou que o TJ apresentasse proposta com as medidas a serem adotadas pelo Estado do Piauí, a partir de 2023, para imediata regularização dos repasses futuros. Também determinou que fosse apresentado um cronograma de pagamento das parcelas relativas a exercícios financeiros anteriores a 2023, inclusive com possíveis renúncias parciais ou outras possibilidades de pagamento, para quitação das parcelas pretéritas.

Em manifestação nos autos, o governo estadual alega que os valores devidos foram compensados com repasses a maior ocorridos posteriormente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES