Ação popular quer cancelar nomeação de Lílian Martins no TCE

De acordo com os autores da ação, seria ilegal pois ofenderia os princípios da legalidade e moralidade pública.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ação popular pleiteando a anulação da nomeação da ex-secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, primeira-dama do Piauí, para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), será protocolada hoje, às 10h, na Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

De acordo com os autores da ação, a presidente do Grupo Matizes, Marinalva Santana, Maria Madalena Nunes e o ex-vereador de Teresina, Jacinto Teles, a nomeação de Lílian Martins, seria ilegal pois ofenderia os princípios da legalidade, moralidade pública, segurança jurídica, boa-fé, impessoalidade, simetria e isonomia, determinados pela Constituição Federal.

?Este ato sugere a prática de um nepotismo. É questionável o fato de a esposa do governador julgar as contas do governo do marido. Estamos contestando a legalidade desse processo. É para cumprir meu papel de cidadã que participo dessa ação?, explicou Marinalva Santana.

No último dia 28 de abril, Lílian foi eleita, tendo disputado a cadeira com outros 13 candidatos e mesmo precisando de apenas 16 votos para se eleger, recebeu 25 votos dos 29 deputados presentes no plenário da Assembleia Legislativa. O jornalista Zózimo Tavares obteve três votos da bancada tucana e o advogado José Arimateia Dantas recebeu um voto do deputado Cícero Magalhães (PT).

No dia 25 de abril, o juiz Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública do Estado, suspendeu a eleição, alegando inconstitucionalidade e acatando, assim, os argumentos do promotor Fernando Santos, do Ministério Público Estadual. Uma decisão posterior do desembargador Edvaldo Moura permitiu a continuidade do processo eleitoral sob a alegação de que a escolha estava de acordo com o regimento da Assembleia Legislativa do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES