Acórdão da decisão sobre inelegibilidade de Bolsonaro é publicado pelo TSE

O extenso documento possui 433 páginas e apresenta a íntegra do julgamento.

Decisão dos ministros foi publicada | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o aguardado acórdão que condena o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por um período de oito anos. A sentença foi proferida durante sessão realizada em 30 de junho. O extenso documento possui 433 páginas e apresenta a íntegra do julgamento, incluindo os votos detalhados dos ministros e as fundamentações que levaram à decisão final.

Com a publicação do acórdão, a defesa de Jair Bolsonaro tem a possibilidade de entrar com recursos para questionar trechos da decisão. Os advogados poderão recorrer tanto ao próprio TSE quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF)pois 3 dos 7 ministros do TSE também fazem parte do STF e podem participar do julgamento de eventual recurso.

Jair Bolsonaro tornou-se inelegível por um período de 8 anos por abuso de poder político e por usar de forma indevida os meios de comunicação do Governo. No processo votaram a favor os ministros Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Ramos Tavaes, Carmén Lúcia, Alexandre de Moraes. Os votos contrários foram dos ministros Nunes Marques e Raul Araújo.

Resumo dos votos de cada ministro

Benedito Gonçalves (Relator):  Em seu voto, o relator determinou que Bolsonaro fique impedido de concorrer pelos próximos 8 anos, a partir do pleito de 2022. No julgamento de quase 4 horas no dia 27 de junho, o ministro Benedito Gonçalves enfatizou que o teor das falas do ex-presidente durante a reunião com embaixadores foi um “flerte perigoso com o golpismo”.

Raul Araújo: Com voto contrário ao relator, o ministro afastou o crime de abuso de poder político ao dizer que há “ausência de gravidade” nas falas de Bolsonaro e declarou que a transmissão do encontro por meios de comunicação estatais é justificada pelo fato de se tratar de um evento oficial do presidente da República.

“Sendo a gravidade aferível pela vulneração aos bens jurídicos legitimidade e normalidade das eleições, mas sendo estes sujeitos a um juízo de valor de grau, fato é que a intensidade do comportamento concretamente imputado – a reunião de 18.7.2022 e o conteúdo do discurso – não foi tamanha a ponto de justificar a medida extrema da inelegibilidade”, diz trecho do voto.

Floriano Marques: Com votou favorável à inelegibilidade. Floriano entendeu que houve desvio de finalidade e tentativa de se autopromover. “O teor da reunião não se diferencia de uma abertura de uma propaganda eleitoral. […] Tal trecho se aproxima muito mais de um discurso de comício em praça do interior”, disse. 

André Ramos Tavares: Favorável ao voto do relator, André Ramos Tavares declarou entender que a reunião não teve caráter diplomático e destacou a gravidade do discurso proferido pelo ex-presidente na ocasião e relatou que o Jair Bolsonaro levantou dúvidas sobre o sistema eleitoral do País. “É grave quando o caos informacional se instala na sociedade e é ainda mais grave se esse estado é planejado e advém de um discurso do presidente da República. […] A confiança dos eleitores nas instituições democráticas deixa de existir e, com isso, a própria liberdade de voto fica viciada”, disse.

Cármen Lúcia: A vice-presidente do TSE, a minsitra seguiu o voto do relator e rebateu algumas alegações da defesa, como a questão da competência da justiça eleitoral para julgar o caso. A ministra disse que Bolsonaro proferiu ataques deliberados e sem fundamentos às urnas eletrônicas e aos ministros do TSE.

Nunes Marques:  Com voto pela improcedência da ação  pela inelegibilidade, Nunes Marques reconheceu a gravidade das condutas de Bolsonaro,  mas declarou que elas não prejudicaram a isonomia nas eleições de 2022.  Ele fez elogios ao sistema eleitoral brasileiro e afirmou que “o voto eletrônico é a experiência mais bem sucedida do Poder Judiciário“. “O nosso sistema é o mais avançado do mundo. A posição não impede que sejam feitas melhorias, que garantam a posição de vanguarda da Justiça Eleitoral“, declarou.

 Alexandre de Moraes: O ministro acolheu o voto do relator e disse que a inelegibilidade já estava prevista desde 2021, quando o TSE alertou que não admitiria “extremismo criminoso e noticias fraudulentas” no pleito que aconteceria em 2022. Moraes declarou que a reunião com diplomatas evidencia que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

“Não há aqui nada de liberdade de expressão. O [ex-]presidente mentirosamente disse que há fraudes nas eleições, inclusive na que ele ganhou, e ao ser oficiado pelo ministro [Roberto] Barroso para apresentar provas sobre a suposta fraude de 2018, obviamente não apresentou, porque elas não existem. [Bolsonaro] atacou a lisura do sistema eleitoral que o elege há 40 anos. Isso não é liberdade de expressão”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES