Acordo entre União Europeia e Mercosul vai ser concluído neste ano

Von der Leyen destacou que a União Europeia e o Mercosul já são parceiros comerciais próximos, mas existem obstáculos que limitam o fluxo comercial entre eles.

Ursula von der Leyen participou de conferência no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, anunciou que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concordaram em concluir o acordo UE-Mercosul de forma bem célere, ou seja, "o mais rápido possível". Ela estabeleceu o prazo máximo até o final do ano durante a conferência "O Futuro da Parceria União Europeia-Brasil", realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

Von der Leyen destacou que a União Europeia e o Mercosul já são parceiros comerciais próximos, mas existem obstáculos que limitam o fluxo comercial entre eles. Ela mencionou três temas principais em sua visita ao Brasil, como crescimento sustentável, dimensão humana da revolução digital e comércio internacional mais justo e próspero. 

“É o maior e o mais ambiciosos acordo que nós já negociamos. E agora finalmente estamos próximo da linha de chegada. Eu acho que chegou o momento de cruzar essa linha. Hoje, eu e o presidente Lula nos comprometemos em concluir o acordo quanto antes. No mais tardar, até fim do ano”, afirmou. 

Von der Leyen participou nesta segunda-feira, 12, da conferência “O Futuro da Parceria União Europeia-Brasil”, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Delegação da União Europeia no Brasil. Na ocasião, ela afirmou que a UE e o Mercosul mantém parcerias comerciais, mantêmboas relações comerciais. No entanto, há muitos desafios e obstáculos que restringem o fluxo comercial entre os dois blocos.

Pautas

Durante o discurso, Von der Leyen tratou do desmatamento e neste item, o presidente Lula garantiu promover uma política de  desmatamento zero até 2030. Sobre investimentos, ela ressaltou que os europeus estão dispostos a contribuir para o Fundo Amazônia e para um novo programa de investimento na bacia do rio Amazonas.  A União Europeia aumentará os financiamentos na América Latina e no Caribe, visando a sustentabilidade das florestas e a produção de hidrogênio. Existe um investimento de €2 bilhões disponível para energias renováveis.

A produção de hidrogênio também foi pautada pela presidente da Comissão Européia. Ela ressaltou que o Brasil é uma grande potência em energias renováveis e a União Europeia estabeleceu o objetivo de importar 10 milhões de toneladas de hidrogênio por ano até 2030. Ambos os lados trabalharão juntos nesse sentido. A  respeito da infraestrutura digital, Ursula ressaltou que haverá esforços para ampliar as conexões de 5G, incluindo as regiões mais distanes. Por último, ela falou sobre  e destacou que Brasil e Europa possuem legislação sobre proteção de dados pessoais e podem colaborar na regulação de plataformas.

Antes da conferência, Von der Leyen se reuniu com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Lula expressou preocupação com as exigências adicionais apresentadas pela União Europeia, que poderiam levar a sanções caso o Brasil não as cumprisse. Von der Leyen respondeu afirmando que a carta adicional é uma oportunidade para ambas as partes chegarem a um acordo por meio do diálogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES