Adão: Candidatos devem denunciar formalmente compra de votos

Para Marco Aurélio, a “mera especulação” prejudica a imagem da Justiça

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As denúncias de compras de votos nas eleições deste ano no Piauí devem ser encaminhadas ao procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão. A orientação foi passada pelo próprio Adão a todos os candidatos que disputam o pleito de outubro em resposta às declarações de supostas compras de votos no processo eleitoral. De acordo com o ofício do procurador, as informações concretas de irregularidades eleitorais precisam ser comunicadas para que o Ministério Público Federal (MPF) possa instaurar as investigações necessárias.

Para Marco Aurélio, a ?mera especulação? narrando suposta compra de votos no interior do Estado, de forma genérica e sem apontar nenhuma prova ou indício concreto do crime prejudica o processo eleitoral como um todo, pois passaria para a sociedade ?a falsa imagem? de que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público não estão coibindo esse tipo de crime, gerando assim ?descrença nas instituições?.

O procurador ressalta que a formalização das denúncias na Procuradoria Eleitoral devem ter elementos mínimos que possibilitem a apuração dos fatos. O deputado estadual Paulo Martins (PT) relatou, no início do mês, a existência de uma tabela de preços seguida por candidatos que teria sido definida de acordo com a população de cada cidade. Segundo essa tabela, o apoio de um vereador de um município com até cinco mil habitantes custaria R$ 3 mil, enquanto em um município com 20 mil moradores esse valor seria de R$ 10 mil.

Além de Paulo Martins, a candidata do PV ao Governo estadual, Teresa Britto, afirmou que está juntando provas contra candidatos que estariam comprando apoios políticos no interior do Estado. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES