Advogado de Valdemar Costa Neto renuncia defesa de Bolsonaro

Marcelo Bessa, advogado que coordenava a defesa de Bolsonaro em outros casos no Supremo, renunciou aos processos envolvendo o ex-presidente.

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma revisão da decisão que o proibiu de manter contato com o presidente do PL, Valdemar Costa Netoseu colega de partido, no contexto do inquérito sobre suposto golpe. Tal medida é comum em investigações criminais para evitar possíveis interferências, como combinação de versões ou obstrução do trabalho policial.

Os advogados do ex-presidente argumentam que ele desempenha um papel crucial como cabo eleitoral do partido e que essa restrição prejudica as articulações para as eleições municipais de 2024. Eles afirmam que essa decisão "compromete não apenas a atividade política partidária, mas também a essência do debate democrático". Além de proibir o contato direto entre os investigados na Operação Tempus Veritatis, Moraes também vetou a comunicação entre eles por meio de seus advogados.

Marcelo Bessa, advogado que coordenava a defesa de Bolsonaro em outros casos no Supremo, renunciou aos processos envolvendo o ex-presidente. Ele não quis comentar sua saída quando contatado pela reportagem. Bessa também representa Valdemar Costa Neto e continuará a defender o presidente do PL. Sua decisão de abandonar os processos de Bolsonaro está aparentemente ligada às restrições impostas por Moraes no inquérito sobre o golpe.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diz que a decisão de Moraes de impedir o contato dos advogados viola as prerrogativas da classe e o direito de defesa dos investigados. A entidade recorreu ao STF na tentativa de reverter essa restrição.

A defesa do ex-presidente também questiona a imparcialidade de Moraes. Eles pediram que o inquérito fosse redistribuído e que as decisões do ministro fossem anuladas por falta de imparcialidade.

A Polícia Federal (PF) descobriu que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado de forma clandestina e que aliados próximos de Bolsonaro envolvidos na trama golpista discutiram a possibilidade de prisão do ministro. A perspectiva de sucesso do recurso é considerada pequena. O STF já validou a atuação de ministros em contextos parecidos, como no caso do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES