Advogado diz que Tiririca agradeceu apoio e carinho

Deputado federal eleito foi absolvido pela Justiça Eleitoral nesta quarta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Ricardo Vita Porto, que representa o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, disse que seu cliente agradeceu o carinho e apoio que recebeu da população durante a ação penal que apurava se ele fraudou a declaração de escolaridade apresentada à Justiça Eleitoral. O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, absolveu Tiririca nesta quarta-feira (1º). Tiririca teve mais de 1,3 milhão de votos na eleições do dia 3 de outubro, sendo o deputado federal mais bem votado do país.

"Ele já estava bastante tranquilo. Ele me confidenciou que gostaria de agradecer todo o carinho e apoio que ele recebeu nessa jornada para provar a inocência dele. Sempre esteve confiante e confia na Justiça brasileira", disse Vita Porto.

O advogado afirmou que tecnicamente ainda é possível que o Ministério Público Eleitoral recorra contra a decisão de 1ª instância, mas afirmou que para a defesa, pelo menos por enquanto, o caso está sepultado.

"A gente sempre acreditou que o Tiririca seria absolvido inocentado porque essa acusação não era verdadeira. A declaração que ele apresentou à Justiça eleitoral não foi falsa, ele sabe ler, não tem problema algum. Tem alguma dificuldade, erra algumas palavras, mas é alguma coisa que pode ser compreendida. Tanto é assim que o juiz compreendeu e entendeu que ele tem grau de instrução suficiente para ser deputado federal."

Silveira entendeu que basta o conhecimento rudimentar da leitura e da escrita para se afastar a condição de analfabeto. "A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais", considerou o juiz.

O juiz afirma na sentença que Tiririca não é um analfabeto absoluto e portanto tem todas as condições de exercer seus direitos políticos.

"O acusado submeteu-se por duas vezes ao exercício da leitura, seguido de compreensão de texto, a afastar qualquer dúvida quanto a não ser um analfabeto absoluto, pelo menos para fins de exercício de seus direitos políticos", diz o juiz na sentença.

De acordo com o juiz, "do conteúdo probatório trazido pela defesa e complementado pelo ditado simples, seguido de leitura e compreensão de texto, impõe-se a sua absolvição sumária quanto ao fato imputado no aditamento da denúncia, com fundamento no disposto no artigo 397, III do CPP (que o fato narrado evidentemente não constitui crime), tornando irrelevante a investigação sobre quem, como ou em que circunstâncias a declaração que continha a afirmação de que saber ler e escrever foi produzida".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES