Aécio diz que não quer ser vice de Serra

Mineiro garantiu que se empenhará eleitoralmente e sugeriu maior proximidade para facilitar sua colaboração

Aécio nao quer ser vice de Serra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Serra convidou na madrugada de quarta-feira o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), para ser seu vice numa chapa tucana puro-sangue na eleição presidencial de outubro. Pela primeira vez, diante de um convite explícito, Aécio também foi explícito e disse a Serra que não quer ser candidato a vice.

O encontro, em um hotel de Brasília, começou tarde da noite de terça-feira e entrou pela madrugada de quarta. O governador paulista convidou Aécio para ser "parceiro" em uma "chapa café com leite", isto é, numa aliança de Minas com São Paulo. Para uma ala dos líderes tucanos, o "não" de Aécio ainda era tratado, ontem à noite, como reversível. Os relatos sobre o encontro, porém, reforçam a tendência de que o governador mineiro não voltará atrás.

Depois do convite de Serra, Aécio pediu que se encerrasse ali a conversa sobre essa questão. O mineiro argumentou que esse debate é ruim porque afeta o próprio Serra e admitiu que a eleição será muito dura. "O que posso garantir é o resultado em Minas Gerais", disse Aécio a Serra. "Farei tudo o que for necessário para ajudar. Os resultados vão mostrar o meu empenho."

Em uma demonstração de boa vontade, Aécio sugeriu a Serra que estreitassem a convivência, porque a proximidade vai possibilitar "uma colaboração mais concreta". Mais tarde, em conversa com senadores tucanos e sem mencionar o encontro reservado com o governador paulista, Aécio procurou deixar claro que não pode sair de Minas, porque a disputa no Estado também é muito dura e, se ele se ausentar, seu candidato, Antônio Anastasia, perderá a eleição. Explicou que há uma frente muito grande contra ele em Minas, unindo PT, PMDB e o vice-presidente José Alencar.

Preocupados com os resultados das últimas pesquisas eleitorais, apontando o crescimento da candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) e Serra em baixa contínua, tucanos de todo o País torciam por um fato novo que pudesse reverter a tendência de queda. A avaliação geral era de que só o anuncio de Aécio na vice poderia dar força política para segurar os eleitores Brasil afora. Terão de se contentar com a promessa do mineiro de levar os votos de Minas a Serra.

Um interlocutor de ambos acrescenta que Serra encarou a negativa com normalidade. Disse que faz parte da vida política e que o importante é ter Aécio a seu lado, trabalhando por ele. "O Serra ficou satisfeito com o compromisso do Aécio", disse o interlocutor.

GESTO

Partiu do governador de São Paulo a iniciativa da conversa, pessoal e sem testemunhas, sobre a candidatura tucana e a melhor tática para conquistar os votos do segundo maior colégio eleitoral do País. Serra devia o gesto de "fazer a corte" ao mineiro, desde dezembro, quando Aécio se retirou oficialmente da disputa. A conversa já estava pré-agendada havia quase um mês e, como Aécio já havia ensaiado o discurso da negativa, nada melhor do que adaptar o encontro ao estilo discreto de Serra. Nesse caso, os dois preferiram um encontro reservado ao jantar inicialmente programado para ontem, em Belo Horizonte.

Aos tucanos e partidos aliados que insistem que componha a chapa com Serra, Aécio já avisara que não adianta pressão. Na sessão em homenagem ao centenário de nascimento de seu avô, Tancredo Neves, até citou a frase com que ele, em 1985, respondeu à pressão do então deputado João Amazonas (PC do B) para que assumisse posições radicais: "Não adianta empurrar. Empurrado eu não vou."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES