Afif é exonerado do cargo de ministro para assumir o governo de São Paulo

Edição extra do DO nesta sexta-feira (7) oficializou a exoneração. Alckmin viajará a Paris; manobra permite que Afif assuma o governo de SP.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi publicada na noite desta sexta-feira (7), em edição extra do Diário Oficial da União (D.O.), a exoneração de Guilherme Afif Domingos (PSD) do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A manobra permite que o vice-governador de São Paulo assuma interinamente o governo estadual, na ausência do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vai a Paris no domingo (9).

A presidente Dilma Rousseff assinou a exoneração ?a pedido? do próprio ministro. Com isso, ele deixa o cargo temporariamente e pode assumir o governo. Alckmin irá à França participar da apresentação da candidatura da cidade de São Paulo a sede da Expo 2020.

Para voltar ao ministério, Afif terá de ser nomeado novamente pela presidente na quinta-feira (13), quando Alckmin voltará ao país.

Afif se baseou em parecer da Advocacia-Geral da União que indicou que ele poderia ser vice e ministro desde que deixasse a pasta federal quando precisasse assumir o governo interinamente.

O vice-governador de São Paulo disse anteriormente que vai recorrer à exoneração temporária do ministério para assumir o governo estadual na ausência do governador.

Afif tomou posse em 9 de maio como ministro da Micro e Pequena Empresa. Na ocasião, o vice-governador recebeu o G1 em seu gabinete no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e reafirmou que não pretendia abrir mão do cargo atual para a nova função no ministério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES