AGU abrirá investigação para apurar desvios de conduta na Lava Jato

Decisão foi anunciada após STF anular provas de acordos da Odebrecht

AGU abrirá investigação para apurar desvios de conduta na Lava Jato | Wesley Mcallister/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou hoje (6) a formação de uma força-tarefa dedicada à investigação de agentes públicos envolvidos em condutas inadequadas durante o período da Operação Lava Jato. Essa decisão foi tomada em resposta à liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que invalidou as provas obtidas por meio dos acordos de leniência celebrados com a empresa Odebrecht. 

Segundo a AGU, a apuração também pretende promover a reparação de danos causados por decisões proferidas pela 13ª Vara Federal em Curitiba, que foi comandada pelo ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

A investigação vai analisar a conduta de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de juízes que atuaram na Lava Jato. Ao final da investigação, se os envolvidos forem responsabilizados, a AGU quer cobrar indenizações para ressarcimento ao governo federal.

Na decisão, além da anular as provas da Odebrecht, Toffoli afirmou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as investigações da Lava Jato pode ser considerada um dos "maiores erros judiciários da história do país”.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES