AGU é acionada após enquete do ex-seleção Wallace sobre dar tiro em Lula

O jogador de vôlei fez a postagem nesta segunda-feira (30) e apagou a publicação horas depois, mas prints passaram a circular nas redes sociais.

Após enquete de Wallace, ex-seleção, sobre dar tiro em Lula, AGU é acionada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta terça-feira (31) em uma rede social que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências sobre uma postagem do jogador de vôlei Wallace Leandro, do Cruzeiro e ex-seleção.

O atleta divulgou pergunta de um seguidor, em uma rede social, sugerindo violência contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e abrindo uma enquete para colher a opinião de seguidores sobre o tema.

Após enquete de Wallace, ex-seleção, sobre dar tiro em Lula, AGU é acionada (Foto: Reprodução)"Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!", escreveu Pimenta.

Wallace fez a postagem nesta segunda-feira (30) e apagou a publicação horas depois, mas prints passaram a circular nas redes sociais – e geraram repúdio de atletas, artistas e políticos.

A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que deve denunciar Wallace Leandro de Souza pelo crime de incitação à violência.

Após enquete de Wallace, ex-seleção, sobre dar tiro em Lula, AGU é acionada (Foto: Reprodução)A Confederação Brasileira de Vôlei repudiou o post.

"A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade", escreveu.

O Cruzeiro, em nota, disse lamentar a publicação e pediu desculpas aos torcedores. O clube não informa se vai apurar o caso internamente e diz apenas que que reforçará com equipe, atletas e comissão técnica sobre importância da responsabilidade no uso de mídias digitais.

"As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos", escreveu o clube.

Wallace tem em seu Instagram fotos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente Lula.

No dia do segundo turno da eleição presidencial de 2022, o atleta declarou voto em Bolsonaro com a legenda: "Pelo Brasil, Jair Messias Bolsonaro 22".

Após a vitória de Lula, Wallace postou uma foto de Lula em que se lê "o crime no Brasil compensa". Na legenda da publicação, escreveu "realmente o Brasil não é para amadores. Ps: aproveitar agora antes de começar a censura."

Jogador pediu desculpas

Após fazer enquete sobre dar um tiro na cara do presidente Lula, o jogador Wallace pede desculpas: “Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria a violência contra qualquer pessoa, ainda mais com o Lula. Fui infeliz e errei”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES