Enem 2010: AGU entra com recurso contra suspensão

AGU apresentou argumentos técnicos e pediu revisão da sentença

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou na tarde desta quinta-feira (11) na 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará documento com informações técnicas sobre os erros verificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A intenção é que a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, que determinou a suspensão da prova e da divulgação dos gabaritos, reconsidere sua decisão.

O exame foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. No sábado (6), participantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela.

No documento, a AGU defende a capacidade do governo de realizar uma nova prova apenas para os cerca de 2 mil alunos ? que receberam o caderno de provas amarelo com erros ? sem ferir a isonomia entre os candidatos.

Diante do recurso, a juíza pode ou não rever a decisão. Caso não mude a sentença, a AGU informou que pretende encaminhar o questionamento ao presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel.

No documento, a AGU reúne argumentos para embasar a tese do Ministério da Educação (MEC) de que não seria necessário que todos os inscritos tenham de refazer o exame. O principal argumento apresentado à juíza é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) usada na elaboração do Enem 2010.

Segundo o MEC, trata-se de um conjunto de modelos matemáticos que permite elaborar exames com o mesmo grau de dificuldade. A teoria considera aspectos como as habilidades do estudante e a probabilidade de acerto da resposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES