Alckmin discute hoje projeto para fusão de fundações do Estado

A mudança faz parte de uma orientação dada pela FGV.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Geraldo Alckmin convocou uma reunião para hoje com objetivo de discutir propostas que podem resultar na fusão de três fundações do Estado.

A mudança faz parte de uma orientação dada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), como resultado de uma consultoria prestada para o governo do Estado.

O estudo da FGV defende que a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), a Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), que hoje prestam serviço de auditoria, consultoria, formação e pesquisa deixem de exercer parte dessas atividades.

Pela proposta, após a junção, o objetivo é que as três fundações desenvolvam apenas serviços de formação, pesquisa aplicada e levantamento de indicadores.

De acordo com o secretário de gestão pública de São Paulo, Júlio Semeghini, "algumas alternativas estão em estudo para fundações e empresas, uma delas é juntar duas ou três." O objetivo, segundo ele, seria reduzir estruturas e afinar os trabalhos com objetivos do governo.

"Não estamos falando de reduzir custo, estamos discutindo o foco dessas empresas. O custo pode ser uma consequência ou pode até aumentar", disse. "Estamos avaliando o que pode ser feito para que elas estejam mais focadas nas prioridades do governo, para o bem da sociedade."

Segundo a Folha apurou, o governo tem pressa de resolver o assunto. Por isso, após o aval do governador para o projeto, o que pode ocorrer ainda esta semana, a proposta segue para apreciação da Assembleia Legislativa, o que está previsto para ocorrer ainda em fevereiro.

Críticos à medida dizem que, ao restringir a missão institucional, o governo seria obrigado a contratar entidades privadas para prestar, por exemplo, todos os serviços de consultoria e auditoria.

Também há o temor de que haja demissões, uma vez que parte desses funcionários não tem estabilidade.

A reportagem não conseguiu entrar em contato a FGV.

A reunião do governador será com representantes da Seade e do Cepam, além de Semeghini. Também estará presente a secretária adjunta do planejamento, Cibele Franzese, que é ligada à Fundação Getúlio Vargas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES