Lei sobre comércio eletrônico no Estado é pauta de votação na Alepi

A lei jjá regulamentamentada pela maioria dos estados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deixou de arrecadar em 2014 cerca de R$ 132 milhões com o chamado “comércio eletrônico”. A expectativa da Secretaria de Estado da Fazenda é um incremento de R$ 40 milhões nas receitas estaduais com o projeto de lei que deve ser votada e aprovada pela Assembleia, alterando a cobrança de Impostos sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação para dividir entre estados de origem e de destino o ICMS desse tipo de comércio, que cresce a cada ano.   

A nova lei tem como objetivo implementar na Legislação Estadual o disposto na Emenda Constitucional nº 87, de 16 de abril de 2015, que estabeleceu a partilha do ICMS entre os estados onde a mercadoria é oferecida e onde a compra é realizada. Ou seja, o imposto vai ser dividido entre o estados de origem e o destino da compra do bem ou serviço, nas operações e prestações interestaduais destinadas a pessoas físicas e jurídicas.

A lei do comércio eletrônico visa sanar, de forma gradativa, as distorções provocadas por essas operações ao estado destino, que acumulava perdas significativas de receitas. A nova norma estabeleceu que os estados de destino da mercadoria ou serviço adquirido terão direito a uma parte maior do ICMS, caso o consumidor final seja pessoa física. Isso beneficia estados que não produzem, mas consomem eletrônicos, como os do Nordeste.

A lei promulgada pela Emenda Constitucional 87/2015, já regulamentada pela maioria dos estados, torna gradual a alteração nas alíquotas, atribuindo aos estados de destino 100% da diferença de alíquotas somente em 2019. Até lá, a regra de transição será a seguinte: 20% para o destino e 80% para a origem (2015); 40% para o destino e 60% para a origem (2016); 60% para o destino e 40% para a origem (2017); e 80% para o destino e 20% para a origem (2018).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES