Alepi: deputados poderão destinar emendas diretamente aos municípios

O novo dispositivo autoriza que os valores sejam depositados nas contas bancárias dos municípios sem a necessidade de realizar convênio

Alepi: deputados poderão destinar emendas diretamente aos municípios | Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi promulgada e publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a Emenda Constitucional n.º 58, que autoriza a transferência de recursos estaduais diretamente aos municípios mediante emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.

De autoria do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), o novo dispositivo autoriza que os valores sejam depositados nas contas bancárias dos municípios sem a necessidade de realizar convênio ou instrumento semelhante com os órgãos estaduais.

A Lei Orçamentária Anual do Estado do Piauí 2021 aloca mais de R$ 61 milhões para emendas impositivas - Foto: Alepi

Segundo o deputado, a iniciativa adéqua a forma de repasse dos recursos das emendas estaduais ao que já está estabelecido na Constituição Federal e já foi regulamentado pelo Poder Executivo Federal. O presidente da Alepi ressalta que, embora haja essa nova possibilidade, os deputados continuarão tendo a opção de destinar valores através das secretarias.

“Apresentamos essa emenda para regulamentar no Piauí o que já acontece no Congresso Nacional. O deputado vai poder mandar recurso direto para os municípios ou, se desejar, continuar destinando para a secretaria ou órgão competente”, explica.

RECURSOS – A Lei Orçamentária Anual do Estado do Piauí 2021 aloca mais de R$ 61 milhões para emendas impositivas que o Governo deve garantir no orçamento, considerando a totalidade dos deputados. E 30% das emendas individuais devem ser obrigatoriamente aplicadas nas áreas da saúde, educação e cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES