Alepi deve criar uma Frente Parlamentar em defesa do uso da Cannabis

Familiares relatam que os medicamentos reduzem a frequência de convulsões em crianças de dezenas de eventos por dia para um ou dois por semana

Alepi deve criar Frente Parlamentar em defesa do uso da Cannabis | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso da Cannabis para fins medicinais foi tema de uma audiência pública que aconteceu nesta quarta-feira (03), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí. Isso porque, tramita na Alepi um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ziza Carvalho (PT), que incentiva a pesquisa científica com Cannabis SPP e regulamente a Política Estadual de uso da Cannabis para fins medicinais no Estado.

De acordo com estudos e pesquisas, a Cannabis apresenta resultados no tratamento de epilepsia, autismo, Alzheimer, Parkinson, dores crônicas e câncer, entre outras situações. Familiares relatam que os medicamentos reduzem a frequência de convulsões em crianças de dezenas de eventos por dia para um ou dois por semana.

De acordo com estudos e pesquisas, a Cannabis apresenta resultados no tratamento de epilepsia, autismo, Alzheimer, Parkinson, dores crônicas e câncer, entre outras situações - Foto: Ascom

“Meu filho dava 16 crises diárias e hoje ele dá só três. Temos muita dificuldade, porque não há regulamentação e é necessário entrar na justiça para conseguir essa medicação. Com o uso do  medicamento à base de canabidiol, ele teve uma melhora de 70% na condição dele. Deu uma melhorada nos movimentos do tronco, ele já está mexendo o pé e a mão, está bem melhor", é o explica Regina Oliveira, mãe do pequeno Isael Renan, de 4 anos, que sofre com a Síndrome de West, uma doença rara caracterizada por crises epilépticas frequentes e que começa a se manifestar ainda no primeiro ano de vida do bebê.

A Audiência aconteceu de forma conjunta a Câmara Municipal de Teresina, representada pela vereadora Elzuila Calisto, que também propôs um projeto sobre o mesmo tema no parlamento municipal.

Familiares relatam que os medicamentos reduzem a frequência de convulsões em crianças de dezenas de eventos por dia para um ou dois por semana - Foto: Ascom

Para o deputado Ziza Carvalho, o momento foi muito importante, pois possibilitou o diálogo com todos os segmentos interessados na matéria.

"Foi uma audiência muito proveitosa, onde ouvimos manifestações de diversas autoridades, como médicos que prescrevem a Cannabis Medicinal no Piauí, professores e pesquisadores da UFPI, presidente da Associação Cannabis Medicinal, além do depoimento de mães e pais de crianças que fazem uso do óleo da cannabis. Fizemos diversos encaminhamentos, como a criação da Frente Parlamentar em defesa da Cannabis Medicinal no Estado do Piauí, um grupo de trabalho para debater a regulamentação e melhorar o projeto que apresentei na Assembleia. Nosso objetivo é ajudar esse público que precisa dessa medicação para o tratamento de diversas doenças", concluiu o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES