Alepi homenageia maçons e Valdeci Cavalcante; ação de Gracinha Mão Santa

Evento foi marcado por discursos sobre a história e sobre a importância da maçonaria

Alepi homenageia maçons e Valdeci Cavalcante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, o Plenário Waldemar Macêdo da Assembleia Legislativa do Piauí foi completamente preenchido devido a uma sessão solene em honra ao Dia do Maçom, que é comemorado em 20 de agosto. Essa cerimônia especial foi solicitada pela deputada Gracinha Mão Santa, do Progressistas, que ressaltou a significativa contribuição da maçonaria para o Piauí e o Brasil, reconhecendo-a como uma das maiores instituições filantrópicas do mundo.

"A gente vê a presença da maçonaria nas grandes lutas. O momento mais difícil da primeira onda [da covid-19], onde muitos entraram em pânico e desespero, a maçonaria ajudou na produção de EPIs [equipamentos de proteção individual] para hospitais municipais e estaduais. A gente viu a lição. Não tinha política, não tinha credo ou religião. O que uniu a todos foi a fé e os valores", disse Gracinha.

O coronel Jaime Oliveira, representante da Loja Maçônica Unida do Piauí, trouxe à memória o papel fundamental da maçonaria na história do Brasil. Ele recordou que em 20 de agosto de 1822, durante uma sessão maçônica, Gonçalves Lêdo ergueu a bandeira da independência do Brasil, um evento que se concretizou apenas 18 dias depois. Ficou claro que foi em uma dessas sessões maçônicas que a maçonaria desempenhou um papel significativo no processo que levou à independência do país.

"Ainda no século XIX, a maçonaria, através das suas lojas, encabeçou o movimento abolicionista, com destaque a José do Patrocínio. A maçonaria foi farol para a independência do Brasil. Em várias circunstâncias, a maçonaria lutava pela redemocratização do país, contribuindo para que hoje tivéssemos uma Constituição cidadã", completou o Sereníssimo Grão-Mestre Genivaldo Leal.

Medalha - No decorrer da solenidade, a deputada Gracinha Mão Santa entregou a Medalha do "Mérito Legislativo" ao eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil-Piauí, o advogado e empresário Valdeci Cavalcante. "Um ilustre piauiense, cujo trabalho ultrapassou as fronteiras do estado", enfatizou Gracinha.

Em seu discurso, Valdeci Cavalcante retomou a história da maçonaria e grandes nomes que fizeram parte da instituição, como Voltaire, Abraão Lincoln, Benjamin Franklin e Rui Barbosa. "A maçonaria tem por base a crença em Deus, na imortalidade da alma e da solidariedade humana", pontuou o homenageado.

Valdeci Cavalcante anunciou que, em breve, o município de Parnaíba contará com um museu da maçonaria, a ser instalado em imóvel cedido pelo prefeito Mão Santa, pai da deputada Gracinha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES