Alepi realiza audiência pública para discutir feminicídio no Piauí

A audiência foi proposta pela deputada estadual Flora Izabel

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí discutirá nesta terça-feira (18) em audiência pública a temática do Feminicídio no Estado e em Teresina. A proposição foi feita pela deputada estadual Flora Izabel (PT).

“A expressão máxima da violência contra a mulher é o ódio. As mortes de mulheres decorrentes de conflitos de gênero, pelo fato de serem mulheres, sã denominados femicídio ou feminicídio, que são crimes, geralmente, perpetrados por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros”, esclarece a parlamentar.

A deputada diz também que grande parte da violência praticadas contra a mulher decorre de situações de abusos no domicílios, além de ameaças ou intimidações, violência sexual, ou situações nas quais a mulher tem menos poder ou menos recursos que o homem. Segundo ela, os parceiros íntimos são os principais assassinos de mulheres.

“Aproximadamente, 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em contraste, essa proporção é próxima a 6% entre homens assassinados. Ou seja, a proporção de mulheres assassinadas por parceiros é de 6,6 vezes maior do que a proporção de homens assassinados por parceiras”.

Flora Izabel diz ainda que no Brasil, no período de 2001 a 2011, estima-se que ocorrem mais de 50 mil feminicídios, o que equivale a aproximadamente, cinco mil mortes por ano.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES