Alepi realiza uma homenagem para professores do Piauí pelo seu dia

A sessão especial foi proposta pelo deputado Aluísio Martins (PT)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou hoje (14) uma sessão especial para homenagear os professores do Estado do Piauí pela passagem do seu dia. A sessão foi proposta pelo deputado Aluísio Martins (PT) e foi bastante prestigiada por parlamentares, professores, imprensa e representantes da categoria.O presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB) abriu a sessão que logo o pronunciamento passou a ser presidida pelo petista, autor do requerimento de homenagem. Aluísio Martins abriu a sessão dizendo que ser professor não se trata apenas de uma profissão, mas principalmente de uma missão. 

“É uma honra requerer a sessão solene para um dia especial do professor”, afirmou o deputado lembrando que a data foi instituída em 1963, através de decreto federal e que o objetivo de se criar o Dia do Professor. “Elogiar o professor é uma redundância porque não há ninguém que não reconheça o valor do professor”, disse o parlamentar, acrescentando que muito já foi feito pela classe trabalhadora, mas que é preciso que esta seja ainda mais valorizada. 

Citando a aprovação do Plano Nacional e Estadual de Educação e do Plano Estadual de Educação o parlamentar destacou três metas como sendo de grande importância para a Educação no Piauí; a meta de número 15, que trata de assegurar a todos os professores, a formação de nível superior; a de número 16, que objetiva formar cem por cento dos professores em Pós-graduação e a de número 17, que cuida da luta da categoria para que esta seja cada vez mais valorizada. “Nossa luta como deputado é a de fazer com que a educação seja valorizada em todos os âmbitos”, acrescentou. 

Participaram da homenagem compondo a Mesa; a secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, representante do Sindicato das Escolas Particulares; Paulo Machado, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fábio Marques; diretor do Campus Clóvis Moura, em Teresina, professor Renê Pedro de Aquino, secretária Executiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Irene Lustosa. “Só teremos a valorização do conhecimento não somente com a questão monetária, mas também com a valorização em todos os sentidos, da classe”, afirmou o representante do Sinte. 

O deputado João de Deus (PT) fez uso da palavra e parabenizou o colega Aluísio Martins pela iniciativa. Lembrou que tem formação em Química e que é preciso que se faça uma reflexão sobre a data e que ser professor é uma profissão desafiadora. O parlamentar observou que o Brasil corre o risco de ter um “apagão” de professor, porque muitos jovens que ingressam na vida estudantil, não querem mais seguir a profissão. 

A deputada federal e secretária estadual de Educação do Piauí, Rejane Dias, foi a última se pronunciar sobre a sessão solene e ressaltou sobre os trabalhos da Casa, sobre a crise econômica pela qual passa o país, mas que o Brasil tem capacidade para enfrentar e sair da situação. A deputada lembrou dos problemas da violência nas escolas estaduais e que a maioria deles já foi solucionada, com o aumento do efetivo do Pelotão Escolar, de treinamento para agentes de portaria, entre outros. Ela ressaltou sobre o trabalho que vem desempenhando frente a Secretaria Estadual de Educação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES