Alepi recebe Mensagem prorrogando o estado de calamidade pública no Piauí

O estado de calamidade no Piauí é em decorrência da pandemia de Covid-19 e mantém a validade de concursos

Alepi recebe Mensagem prorrogando o estado de calamidade pública no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu nesta quarta-feira (16) duas mensagens do governador Wellington Dias (PT): solicitando a prorrogação do estado de calamidade pública no estado, visando a suspensão do prazo de validade de concursos públicos, e vetando parcialmente a proposta da deputada Teresa Britto (PV), que torna obrigatória a prestação de socorro a animais atropelados.

O estado de calamidade pública é em decorrência da pandemia de Covid-19 e vigorou até 31 de dezembro de 2021. Com a sua prorrogação, os concursos públicos continuam com o prazo de validade suspenso. “A mensagem solicita a emissão de Decreto Legislativo reconhecendo a prorrogação do estado de calamidade pública [...] por ser este o meio legalmente idôneo para a suspensão do prazo de validade dos concursos homologados até a edição do Decreto nº. 18.895, de 19 de março de 2020”, argumenta o governador.

O estado de calamidade pública é em decorrência da pandemia de Covid-19 e vigorou até 31 de dezembro de 2021 - Foto: Alepi

O Projeto de Lei da deputada Teresa Britto prevê que “todo motorista, motociclista e ciclista que atropelar qualquer animal será obrigado a lhe prestar socorro”, e as custas do tratamento seria de responsabilidade do condutor. No entanto, o governador argumentou que o Código Civil brasieliro já obriga o dono ou o detentor do animal a ressarcir o dano causado e o Estado não pode legislar sobre este assunto, pois é de competência da União. Desta forma, o veto parcial retira do Projeto de Lei a obrigatoriedade do condutor cobrir as despesas do tratamento do animal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES