Alexandre de Moraes dá 48 horas para Meta entregar vídeo deletado por Bolsonaro

O vídeo sugeria, sem apresentar evidências, que o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teriam manipulado as eleições de 2022.

Alexandre de Moraes | Gustavo Moreno/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Meta, empresa controladora do Facebook, entregue um vídeo previamente deletado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em um prazo de 48 horas. A decisão, proferida nesta terça-feira (5), também estabelece uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento por parte da Meta.

O vídeo, peça-chave em uma investigação que envolve Bolsonaro em relação à incitação de atos golpistas, foi compartilhado em janeiro deste ano e sugeria, sem apresentar evidências, que o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teriam manipulado as eleições de 2022.

A medida foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na última segunda-feira, 1. O órgão argumentou que, apesar de Moraes ter emitido a ordem em janeiro e reiterado em agosto, o vídeo ainda não foi entregue.

Em agosto, a Meta informou ao STF que não poderia cumprir a determinação devido à exclusão do vídeo por Bolsonaro antes da decisão judicial. Além disso, alegou não ter sido notificada da primeira decisão em janeiro, sendo informada apenas da reiteração em agosto.

A empresa afirmou que não recebeu ofício ou intimação da decisão de janeiro e que o vídeo não foi preservado, pois não havia obrigação legal ou judicial nesse sentido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES