Alexandre de Moraes suspende processos de revisão da vida toda do INSS

A solicitação para suspender os processos partiu do próprio INSS, que alegou a necessidade de aguardar a análise dos recursos

INSS | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraesanunciou a suspensão de todos os processos em território nacional referentes à revisão da vida toda nas aposentadorias, nesta sexta-feira, 28. A revisão, autorizada pela Corte em dezembro do ano passado, possibilita a um grupo de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recalcularem o valor de seus benefícios, com a perspectiva de aumentar o montante a ser recebido.

A solicitação para suspender os processos partiu do próprio INSS, que alegou a necessidade de aguardar a análise dos recursos apresentados à decisão do STF para, então, definir quantos benefícios serão recalculados e estimar o impacto financeiro, além de se preparar para cumprir a determinação. Alexandre de Moraes justificou a suspensão nacional dos processos até a publicação do resumo do julgamento do recurso do INSS, que está agendado para ocorrer entre 11 e 21 de agosto, no plenário virtual do STF. Nesse formato, não há debate entre os ministros, e cada um registra seus votos em um sistema eletrônico.

A revisão da vida toda foi uma decisão do STF que beneficiou uma parcela dos aposentados e pensionistas do INSS, permitindo-lhes revisar e aumentar seus benefícios considerando as contribuições anteriores a 1994, quando houve uma reforma da Previdência, bem como a reforma de 2019. Os segurados teriam direito ao pagamento retroativo da diferença referente aos meses em que receberam valores menores.

Em maio, o INSS interpôs recurso ao STF buscando esclarecimentos sobre alguns pontos da decisão e também pleiteando a "modulação de efeitos", que restringiria os benefícios da revisão apenas para casos futuros. O órgão governamental mencionou que a revisão poderia causar impacto nas contas públicas e uma significativa sobrecarga administrativa.

A Defensoria Pública da União também solicitou ao STF a criação de um grupo para debater soluções e garantir a aplicação eficaz da decisão sobre a revisão da vida toda nas aposentadorias.

Especialistas aconselham os segurados interessados em solicitar a revisão a procurarem um profissional especializado para realizar um cálculo individualizado e evitar possíveis golpes. A revisão pode ser vantajosa, principalmente para aqueles que possuíam salários elevados antes de julho de 1994. No entanto, é fundamental analisar cada caso para verificar se a revisão resultará em ajustes significativos no benefício.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES