Alexandre Padilha diz que União Brasil avalia indicações de ministérios

O partido União Brasil, que possui uma das maiores bancadas na Câmara, com 59 deputados, indicou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Ministro Padilha com líderes do Governo no Congresso | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alexandre Padilha, Ministro-Chefe das Relações Institucionais, responsável pela coordenação política do govenro, informou nesta segunda-feira, dia 12, que o partido União Brasil está buscando reavaliar suas indicações para cargos de destaque no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Está em discussão o desejo do partido União Brasil de reformular a representação dos seus três ministros indicados. É completamente natural que um partido queira fazer isso", disse.

Antes disso, Lula se reuniu com um grupo de ministros da coordenação política do governo, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom), além do próprio Padilha e dos líderes do governo no Congresso Nacional.

O partido União Brasil, que possui uma das maiores bancadas na Câmara, com 59 deputados, indicou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante a formação do governo. No entanto, ela está deixando o partido devido conflitos internos. Além disso, o partido indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que veio da base do partido na Câmara.

“Eu sempre digo, governo é igual a um rally. De vez em quando tem que trocar o motorista, tem que trocar um pneu. O que importa é estar no caminho certo, esse governo tem rumo”, relatou Padilha, que não estipulou uma data para mudanças na equipe de governo e as decisões sobre troca cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois da declaração de Padilha, o senador Jacques Wagner (PT-BA), líder do governo no Congresso Nacional, confirmou que uma possível mudança se concentraria no cargo da ministra do Turismo, e descartou chamar isso de reforma ministerial.

“Não há uma discussão de reforma ministerial nesse momento. As pessoas estão tomando as coisas erradamente. O que há, vou chamar, é uma divergência interna de um partido da base, e não na base, que é o fato de que a pessoa que representa o União Brasil numa determinada pasta, todo mundo sabe qual é [Ministério do Turismo], está num momento de se retirar do partido”, ponderou.

Agenda do presidente

Uma nova reunião ministerial está marcada com o presidente Lula está agendada para esta quinta-feira, 15, no qual o chefe do Executivo Federal quer um relatório detalhado sobre o progresso das ações em cada pasta e planejar os próximos meses. Na semana seguinte, Lula viajará novamente para o exterior. Ele irá a Paris, na França, entre os dias 20 e 23 de junho, para participar de um evento sobre meio ambiente e mudança climática promovido pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Durante a mesma viagem, Lula planeja visitar o Vaticano, onde se encontrará com o Papa Francisco.

No Brasil, está programada a ida de Lula a Rio Verde, em Goiás, na sexta-feira, dia 16, para inaugurar um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Em seguida, o presidente deve seguir para a cidade vizinha de Jataí, onde inaugurará o anel viário. Ambas as cidades são importantes para o setor agropecuário no estado. No sábado, dia 17, está programada uma viagem do presidente a Belém, onde realizará entregas de moradias populares. Na capital paraense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES