Aliados de Arruda querem voltar a comandar câmara

Com renúncia de Prudente, escolha do novo presidente da Casa acontece em até sete dias

Avalie a matéria:
Governador é acusado de corrupção | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a oficialização da renúncia do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa, já é grande a movimentação entre os distritais para a escolha do novo presidente, que deve ocorrer em até sete dias. A Casa deve voltar a ser comandada por integrante da base aliada ao governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), que é maioria na Câmara.

A renúncia de Prudente foi uma estratégia da base aliada de Arruda para não deixar o comando da Câmara com o deputado Cabo Patrício (PT). O petista assumiu a presidência da Casa depois que a Justiça determinou o afastamento de Prudente, filmado colocando dinheiro nas meias, no gabinete do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF Durval Barbosa, autor das denúncias sobre um suposto esquema corrupção na administração local.

Alguns dos nomes cotados para disputar a presidência são os dos governistas Wilson Lima (PR), Eliana Pedrosa (DEM) e Raimundo Ribeiro (PSDB) ? esses últimos dois são ex-secretários do governo Arruda. É provável que a oposição também apresente um candidato.

A data da eleição deve ser negociada hoje pelos distritais. Na carta enviada à Mesa Diretora da Câmara, Prudente apenas comunicou a renúncia, em duas linhas, e não explicou os motivos para deixar o cargo.

Apesar de ter renunciado à presidência, Prudente permanece com o mandato de deputado distrital, mas não apareceu na sessão de ontem (25), que deu início a convocação extraordinária da Casa. Com a saída de Prudente, os parlamentares da oposição agora pressionam para que Arruda deixe o governo do Distrito Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES