Aliança governista fica com maioria dos Estados

No total, o PT junto com o PMDB e o PSB ficaram com 15 estados e DF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO - Vitoriosos nas eleições à Presidência deste domingo, os partidos que apoiaram a campanha da petista Dilma Rousseff também ficaram com a maioria dos governos estaduais.

No total, o PT junto com o PMDB e o PSB - que compuseram a aliança em torno da candidata - levaram 15 Estados e o governo do Distrito Federal, cuja conquista foi obtida neste domingo por Agnelo Queiroz, ex-ministro do Esporte no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do Distrito Federal, o PT ficou com quatro Estados: Acre, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Sul. No entanto, o grande vencedor da aliança governista foi o PSB, um partido que alcançou seis Estados, após consolidar hoje as vitórias no Amapá, na Paraíba e no Piauí.

Os principais colégios eleitorais do país, no entanto, ficaram com o PSDB, que já havia garantido no primeiro turno os governos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Tocantins.

Derrotados na campanha pelo retorno ao Planalto, os tucanos levaram - na distribuição por partido - a maior parte dos Estados brasileiros (8) - adicionando no segundo turno os governos de Goiás, Pará, Alagoas e Roraima.

Outros três governos estaduais serão administrados nos próximos quatro anos por aliados da campanha de José Serra: os Democratas venceram em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, enquanto o PMN, com Omar Aziz, vai governar o Amazonas.

Apesar das divergências partidárias, Dilma prometeu em seu discurso após a vitória não menosprezar nenhuma região do país e convidou os eleitos - o que inclui os senadores e deputados vencedores no primeiro turno - a trabalhar em uma ação \\\"determinada, efetiva e enérgica\\\" em prol do país.

Também garantiu que a filiação partidária não será usada como critério na seleção de quadros na administração pública, prometendo estimular a \\\"meritocracia\\\".

Com uma diferença de quase 12 milhões de votos, Dilma superou Serra com 56,03% dos votos válidos, conforme dados obtidos quando 99,83% dos votos já haviam sido apurados.

Na contagem da disputa presidencial, os votos brancos somaram 2,3% do total e os nulos, 4,4%. A abstenção neste domingo ficou em 21,48%, acima da taxa de 18,12% registrada no primeiro turno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES