Alunos com Bolsa Família têm melhor desempenho na escola, diz Dilma Rousseff

A presidente escreveu que as famílias beneficiadas demonstram uma preocupação com o avanço social

Presidente Dilma Rousseff | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desempenho dos alunos que são assistidos pelo Bolsa Família, principal programa social do governo e vitrine eleitoral do PT, tem sido superior à média registrada por estudantes da rede pública de ensino que não recebem benefício. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pela presidente Dilma Rousseff em seu twitter.

A presidente escreveu que as famílias beneficiadas demonstram uma preocupação com o avanço social. "Aprovação dos alunos do #BolsaFamília tem sido superior à média registrada p/ alunos da rede pública não atendidos pelo programa. #Educação", afirmou a petista.

"São dados que comprovam como os pais inscritos no #BolsaFamília compreendem que (...) a #Educação é o caminho mais curto para garantir um futuro melhor para seus filhos. A #Educação é também o caminho mais curto para os pais e mães do #BolsaFamília obterem um emprego melhor", completou.

De acordo com o Planalto, um levantamento oficial indica ainda que os beneficiários do Bolsa Família tiveram, em outubro e novembro, 96% de frequência escolar. Alunos do Norte e Nordeste foram os que apresentaram maior índice de frequência escolar no ano passado: 97,7% e 97,5%, respectivamente.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que, entre outubro e novembro de 2013, 95,9% dos estudantes da rede pública atendidos pelo Bolsa Família e acompanhados pelos Estados e municípios cumpriram a frequência escolar exigida para permanência no programa. Esse índice representa mais de 15,4 milhões de alunos que alcançaram no mínimo 85% de frequência, no caso dos estudantes de 6 a 15 anos, e 75% para os de 16 e 17 anos.

Principal vitrine das gestões petistas, o programa completou no ano passado dez anos, atendendo 13,8 milhões de família e um orçamento no ano passado de R$18,5 bilhões. O programa custa menos de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

Nos últimos meses, petistas e oposicionistas discutem publicamente sobre o desempenho do programa. Presidenciável, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) chegou a apresentar um projeto que transforma o Bolsa Família em um programa de Estado, incorporar o benefício à Loas (Lei Orgânica de Assistência Social) para se tornar permanente ?atrelado às políticas públicas de assistência social e erradicação da pobreza no país.

A proposta foi lançada no final de outubro, quando o ex-presidente Lula disse que a oposição poderia extinguir o Bolsa Família se fosse eleita. Dilma também participou dos embates e alfinetou o PSDB durante entrevista a uma rádio.

"Durante um tempo, o Bolsa Família foi chamado de "bolsa-esmola". Hoje não chamam assim porque sabem do reconhecimento internacional que esse programa tem", disparou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES