Antes de Aécio, ex-presidente Lula havia proposto mandato de 5 anos sem reeleição

A possibilidade de um presidente poder se reeleger foi possível desde 1998

Lula e Aécio Neves | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é de hoje que um segundo mandato consecutivo é questionado no meio político. O assunto voltou à tona com declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato tucano à Presidência da República no ano que vem. Para ele, o vencedor do próximo pleito deveria ter um mandato único de cinco anos.

A possibilidade de um presidente poder se reeleger foi possível desde 1998. À época, o então presidente Fernando Henrique Cardoso conseguiu em primeiro turno emplacar mais um mandato.

Antes de ser reeleito, em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva também chegou a criticar a possibilidade do segundo mandato consecutivo e propor 5 anos de gestão sem reeleição. "Eu acho que a reeleição não é uma coisa boa para o Brasil, acho que, no futuro, nós vamos ter que abolir a reeleição da legislação eleitoral brasileira", disse o petista no início de 2006.

Lula aproveitava o tema, em diversas vezes, para criticar seu antecessor. O petista aprovava os primeiros quatro anos de Fernando Henrique Cardoso no poder, mas dizia que o segundo mandato havia sido insatisfatório.

A defesa não foi apenas retórica. No início do seu segundo mandato, Lula estava empenhado no assunto e o Executivo chegou a trabalhar para que deputados e senadores fizessem o assunto realmente andar no Congresso Nacional. Em 2009, no entanto, o ex-presidente recuou após ?calcular? que o mandato único poderia favorecer o PSDB ? rivais internos, Aécio e José Serra poderiam fazer um acordo de apoio mútuo.

Apesar de recorrente entre políticos, o assunto não é exatamente um tema da agenda popular. O cientista político Leonardo Barreto observa que ?as pessoas não estão insatisfeitas com a reeleição e o não estão indo às ruas protestar contra oito anos de mandato?.

?É uma coisa que tem mais a ver com o jogo do que com uma agenda de aperfeiçoamento das instituições?, avalia Barreto. ?É mais uma sinalização para os outros jogadores para formação de alianças políticas?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES