Antonio Patriota nega que caso Battisti abale relações com a Itália

Como protesto a não extradição de militante, cidade italiana cancela parceria comercial com município catarinense.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, negou ontem que o impasse entre Brasil e Itália sobre a extradição do terrorista Cesare Battisti prejudique as relações diplomáticas entre os dois países. Na semana passada, depois que o Supremo Tribunal Federal determinou a libertação de Battisti, o governo italiano chamou seu embaixador no Brasil de volta.

"Posso lhes assegurar que eu recolhi do chanceler da Itália uma atitude de respeito pelas instâncias jurídicas brasileiras. Não considero que o tema ameace as relações bilaterais", disse Patriota. Ele teve um encontro em Roma com o ministro italiano Franco Frattini.

As declarações foram feitas durante audiência pública na Câmara. Ontem, porém, Frattini afirmou, em um programa de TV italiano, que até 25 de junho o governo vai recorrer da decisão no Comitê de Conciliação, criado com base no tratado entre Itália e Brasil. O próximo passo será levar o caso ao Tribunal Internacional de Haia.

O terrorista foi solto na semana passada. Ele foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos que foram cometidos na década de 1970.

ACORDO CANCELADO

A cidade italiana de San Polo di Piave, na região do Vêneto, suspendeu um acordo de cooperação econômica e cultural com o município de Arroio Trinta, no meio-oeste de Santa Catarina. A decisão ocorreu na última segunda-feira após votação no Conselho Comunal, órgão que representa o Legislativo na cidade italiana.

De acordo com o prefeito de San Polo di Piave, Vittorio Andretta, o conselho quis dar "um forte sinal" de repúdio ao Brasil após o país ter negado a extradição de Battisti.

O prefeito de Arroio Trinta, Claudio Spricigo (DEM), diz que não recebeu um comunicado oficial da cidade italiana e soube da decisão por agências de notícias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES